top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

Voto eletrónico para todas as eleições e referendos periódicos


Estas alterações foram defendidas pelo presidente da Assembleia Regional no aniversário do Rotary. José Manuel Rodrigues diz que “a participação dos eleitores na vida pública não pode ficar reduzida ao ritual das eleições de 4 em 4 anos”.





O presidente da Assembleia Regional defendeu este sábado, na cerimónia comemorativa dos 118 anos do Rotary internacional, a "implementação do voto eletrónico em todos os atos eleitorais, como forma de reforçar a democracia e promover a cidadania ativa".

segundo uma nota publicada pelo Parlamento, José Manuel Rodrigues vincou que urge “combater o vírus antidemocrático”, propondo “um regresso ao institucionalismo, com o reforço da sua dignidade e credibilidade, mas conjugado com uma modernização do sistema político, nomeadamente no seu funcionamento e na sua forma de relacionamento com os cidadãos”.

Na palestra subordinada ao tema “a Assembleia Legislativa no sistema político regional”, afirmou que “não podemos ter regimes democráticos com regras do século passado a governar comunidades altamente digitalizadas do século XXI”.

O Presidente do Parlamento madeirense foi mais longe ao dizer que “a participação dos eleitores na vida pública não pode ficar reduzida ao ritual das eleições de 4 em 4 anos”.

Sugerindo novos “mecanismos que permitam ao cidadão participar, individual ou coletivamente, nos processos legislativos e nos processos de decisão, para que sintam que a sua opinião conta e é considerada”, José Manuel Rodrigues patrocinou “a realização periódica de referendos de caráter local, regional e nacional, com a introdução do voto eletrónico, que deve também ser generalizada em todos os atos eleitorais, devendo ser uma prática e não uma exceção”.

7 visualizações

Comments


bottom of page