top of page
Buscar
  • Duarte Azevedo

AFM continua a pagar 200 mil euros por ano à Tecnovia


A Associação de Futebol da Madeira ficou sem o 'bem' (Complexo Desportivo de Gaula),

mas continuaria a ter que pagar à construtora a obra. Este Complexo foi cedido pelo Governo Regional ao Clube Sport Juventude de Gaula.




A Associação de Futebol da Madeira (AFM) continua a pagar 200 mil euros por ano à Tecnovia Madeira. S.A., por acordo celebrado junto do Tribunal Administrativo e Fiscal do Funchal. Isto está explicado, assim, no Relatório de Gestão da época 2021/2022 que os clubes madeirenses são esta quinta-feira chamados a votar, em Assembleia Geral Ordinária.

O Complexo Desportivo de Gaula, com uma área total de 19 120m2, foi entregue à Região em 2015, como contrapartida pelo pagamento que esta, na qualidade de avalista (avales concedidos em 2001 e 2003), teve de assumir perante o Banif e o Sindicato Bancário formado por aquele, BPI e Millennium BCP. A Região assumiu esses compromissos por incumprimento da AFM que havia inaugurado o Complexo em Fevereiro de 2007. 

Quase 10 anos depois o Governo Regional 'tomou posse' - dação em cumprimento - daquele que foi considerado o Centro de Formação da AFM. Esta decisão fez com que a Associação de Futebol voltasse a poder receber apoios do Governo Regional a partir de 2015 - os contratos-programa referentes a 2012/13 e 2013/14 não foram concretizados.

Ao tempo, o Governo Regional, pela voz do então Secretário Regional das Finanças, Rui Gonçalves, foi claro que a Região não iria assumir a dívida 'de perto de 2 milhões de euros' que a Tecnovia reclamava à AFM pela construção do complexo desportivo. Ou seja, a Associação de Futebol da Madeira ficava sem o 'bem' mas continuaria a ter que pagar à construtora a obra. 

E é isso que a AFM tem feito, destinando 200 mil euros anuais de acordo com o estabelecido com a Tecnovia. O que ainda vai demorar uns anos até a dívida ficar saldada...

À margem, refira-se que este Complexo desportivo foi cedido pelo Governo Regional, em Setembro de 2018, ao Clube Sport Juventude de Gaula.

23 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page