Buscar
  • Duarte Azevedo

AFM organiza campeonato de futebol de praia com quatro equipas

Competição realizada 'à medida do CD Nacional'.


Esta é uma das tais situações que poderia estar incluída no 'Jornal do Incrível', mas como não temos a patente do mesmo...

Fiquemo-nos, então, pelo ineditismo da coisa: pela primeira vez haverá um torneio de futebol de praia sob a égide da Associação de Futebol da Praia (AFM). A modalidade não existe por cá - apenas houve torneios no Verão durante alguns anos promovido pelo CD Funchal -, não temos árbitros, mas já tivemos uma equipa na Elite do Futebol de Praia português, o CD Nacional. Que, entretanto, desceu de escalão. E para voltar às provas nacionais, por exigência da FPF, precisa de participar numa competição regional, o que antes fazia em Lisboa.

Perante essa necessidade, a AFM vai, então, organizar a primeira competição de futebol de praia. Inscreveram-se apenas quatro clubes (o já falado CD Nacional mais, neste caso podendo ser considerados 'satélites alvinegros', Choupana, AD Camacha e Juventude de Gaula) pelo que fica a dúvida de que se o campeão da Madeira terá direito a apoios da DRD em futura participação nacional - em princípio, são exigidos seis participantes. O que, também, não deve ser muito importante... A prova vai acontecer de 22 a 25 deste mês, no Porto Santo, com a realização de 10 jogos.

Para já, no próximo sábado realiza-se uma formação para árbitros de futebol de praia, orientada por António Maria Cardoso (da FPF), estando 23 inscritos. Nuno Simões, que voltou recentemente à atividade de árbitro de futsal, é o único madeirense que já foi árbitro nacional de futebol de praia.

2 visualizações