top of page
Buscar
  • Duarte Azevedo

Alípio Silva: um fazedor de campeões



Desde o 'bronze europeu' de Andreia Canha no Campeonato da Europa de 2010, em Itália (S. Benedetto del Tronto), ao 'ouro mundial' de Afonso Silva.




Antigo praticante de hóquei em patins, Alípio Silva cedo enveredou pelo treino na Patinagem de Velocidade. Aconteceu em 2006 (no Santanense) e já em 2009, com 25 anos, tem uma sua atleta presente num Campeonato da Europa - Dina Rodriguez (CDR Prazeres) no 'Europeu' disputado na Bélgica. No ano imediato veio a primeira medalha: Andreia Canha (CDR Prazeres) no 'Europeu' disputado em agosto, em Itália. Era a primeira madeirense, natural da Calheta, medalhada numa grande competição internacional de Patinagem de Velocidade, estando presente, no mesmo ano - em outubro -, no Campeonato do Mundo disputado na Colômbia. 

Ainda fora dos quadros da Federação Portuguesa de Patinagem, Alípio assistiu à prestação de Andreia num grande palco como mero espetador - dormindo numa tenda... - e no segundo momento, o 'Mundial' da Colômbia, como jornalista pois só assim poderia estar perto do acontecimento...

Daí para cá (de 2010), então integrado nos quadros técnicos da FPP (em 2011), Alípio Silva viu muitos dos seus atletas, treinados por si tanto no CDR Prazeres como no Santanense, estarem presente nas grandes provas mundiais e irem conquistando medalhas. 

Desde o 'bronze europeu' de Andreia Canha no Campeonato da Europa de 2010, em Itália (S. Benedetto del Tronto), ao 'ouro mundial' de Afonso Silva - na foto -, no Campeonato do Mundo de 2023, curiosamente também disputado em Itália. 

Pelo meio, um rol infindável de conquistas, com muitas medalhas a abrilhantar, sempre com o selo de Alípio Silva, aquele que é muito mais que um treinador, nome incontornável não apenas da Patinagem de Velocidade mas do Desporto madeirense. A figurar, aos 39 anos, no mais alto galarim!

Um verdadeiro fazedor de campeões... agora, também, do Mundo!!!

4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page