top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

Albuquerque promete manter intervenções no Património edificado



Depois da Sé com prémio pelo restauro do teto mudéjar e do Convento de Santa Clara, vem a Quinta do Monte, a Capela de São Paulo e o Recolhimento do Bom Jesus.



Este é o medalhão de bronze colocado na parede da Sé do Funchal e esta segunda-feira apresentado. É o prémio recebido pela Sé pelo restauro do teto mudéjar, o prémio Europa Nostra.


O presidente do Governo Regional garantiu hoje a continuidade de um trabalho de investimento no restauro do património edificado dando o exemplo do que foi desenvolvido recentemente no Convento de Santa Clara e apontando para o futuro próximo a conclusão das intervenções na Quinta do Monte e da Capela de São Paulo, bem como o avanço da reabilitação do Recolhimento do Bom Jesus, um prédio importante para a História da cidade e importanta a Madeira.

Miguel Albuquerque visitou a Sé do Funchal, onde decorreu a cerimónia de descerramento da placa de bronze, atribuída pela Comissão Europeia e Europa Nostra, nos Prémio Europeus do Património Cultura/Prémios Europa Nostra 2023, à recuperação dos Tetos Mudéjares da Catedral do Funchal, na categoria Conservação e Adaptação a novos usos.

O empreendimento teve um custo total elegível de 1.161.228 euros, com a União Europeia a apoiar, através do FEDER, com 987.043,80 euros, com o Orçamento Regional a entrar com 174.184,20 euros.

O Prémio European Heritage Awards / Europa Nostra Awards 2023 é atribuído pela Comissão Europeia, tendo sido anunciado no passado dia 13 de junho. Distingue 30 obras de 23 países.

De Portugal foram também distinguidos: a proteção da técnica de pesca artesanal “Arte-Xávega” (Categoria investigação), o Projeto Almada (Categoria envolvimento de cidadãos) e Cláudio Torres (campeões do património)

Albuquerque

De uma forma geral, a intervenção contou com a limpeza exaustiva de todas as superfícies, por aspiração e através do uso de trinchas e pinceis; remoção dos elementos metálicos sem função e o tratamento e proteção dos elementos metálicos a manter; consolidação das madeiras do suporte; pré-fixação das camadas de pintura e das camadas de douramento.

Paralelamente às ações de restauro, foi remodelada a rede elétrica e a iluminação do interior da igreja, e procedeu-se à limpeza dos arcos dourados da capela-mor e da Capela do Santíssimo e, para memória futura, foi realizado um registo exaustivo da intervenção em fotografia e vídeo, para a produção de um documentário e de um livro sobre a intervenção. Foram ainda convidados diversos especialistas, nacionais e estrangeiros, para contribuir com artigos para uma publicação final sobre a igreja, os tetos e a intervenção de conservação e restauro, em particular, revelou uma nota da Quinta Vigia.


12 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page