Alípio Silva: 47 medalhas entre 'mundiais' e 'europeus'
- Duarte Azevedo
- 22 de set.
- 2 min de leitura
Em 15 anos Alípio Silva trouxe para a Madeira (e Portugal, claro), o que mais ninguém conseguiu.

Alípio Silva, Jéssica Rodrigues e a... Medalha de Ouro - conquistada no Campeonato do Mundo de Patinagem no Gelo, em fevereiro último.
O técnico madeirense Alípio Silva é reconhecido pela sua imensa competência no treino de Patinagem de Velocidade e, mais recentemente, também na Patinagem de Velocidade do Gelo. Reconhecem os seus pares, reconhecem os seus atletas... e 'reconhecem' os números impressionantes que apresenta!
Em 18 grandes competições internacionais - e aqui só nos referimos a Campeonatos da Europa, Campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos da Juventude - os atletas orientados por Alípio - do CDR Prazeres, CDR Santanense e Seleção de Portugal - conquistaram 2 títulos mundiais (um no Gelo, um nas rodas), 4 títulos europeus, 19 medalhas de prata e 22 medalhas de bronze! Ou seja, 47 medalhas!
Pecúlio que começou em 2010 no Campeonato da Europa de Patinagem de Velocidade em rodas, disputado em San Benedetto del Tronto (Itália), com a medalha de Bronze de Andreia Canha. Sendo a medalha mais recente de Ouro, conquistada por Jéssica Rodrigues no Campeonato do Mundo de Patinagem de Velocidade no Gelo realizado em Collalbo, Itália, em fevereiro de 2025.
Ou seja, em 15 anos Alípio Silva trouxe para a Madeira (e Portugal, claro), o que mais ninguém conseguiu. E, convenhamos, não será fácil ter repetição.
Mas, atenção, Alípio não vai ficar por aqui. Essa é a certeza deixada pela qualidade e empenho do seu trabalho. Ainda agora regressou do Campeonato do Mundo de Patinagem de Velocidade disputado na China e já se prepara para viajar para os treinos (e competições) da Patinagem no Gelo.
Convém destacar, igualmente, que essas tais 47 medalhas ao mais alto nível - sim, não estamos a falar do torneio ali da esquina, nem de campeonatos nacionais (ui, ui, se juntarmos medalhas nacionais nem sabemos quantas páginas seriam necessárias para as referir...) - foram distribuídas por 17 atletas. Que vale a pena, obviamente, também destacar: Andreia Canha, Dina Rodrigues, Edna Pereira, Glória Pereira, António Freitas, Daniela Rodrigues, Marco Lira, Luís Carlos Silva, Gonçalo Canada Abreu, Afonso Silva, João Jesus, Bibiana Silva, Joana Vieira, Pedro Parker, Afonso Neto, Leonor Ladeira e Jéssica Rodrigues.
Alípio Silva: (já) não há palavras...





Comentários