Buscar
  • Duarte Azevedo

Andebol: veteranos mas... pouco(s)



A Associação de Andebol da Madeira (AAM) tem feito disputar provas de veteranos mas com pouca participação.


A Associação de Andebol da Madeira (AAM) tem feito disputar provas de veteranos, nomeadamente Campeonato da Madeira e Taça da Madeira. Mas, ao contrário do que já aconteceu noutras épocas, com escassa participação, ficando-se esta por dois clubes. Aliás, veteranos, veteranos há só um (...o CD Nacional e mais nenhum!).

Na verdade, jogaram CD Nacional e Bartolomeu Perestrelo, com vitórias, em ambos os casos, do clube que 'ganhou' o nome da escola (na foto), mas o certo é que apenas os alvinegros podem ser considerados deste escalão. Assim definido pela Federação de Andebol de Portugal (FAP): 'Podem participar atletas nascidos até 1986 inclusive; (...) Nas Fases Regionais as Associações Regionais com delegação de competências podem, a título excecional, adotar normas distintas a aplicar apenas nas suas competições'.

É com base, certamente, nesta 'opção regional' que encontramos uma equipa, BP, com média de 33,28 anos. Já a do CDN, está dentro dos parâmetros, com uma média de 46,04 anos. Uma diferença substancial, notando-se que a média da 'Bartolomeu' não reúne a condição da primeira norma da FPA - 'nascidos até 1986'. Aliás, dos 14 inscritos pela BP, só quatro cumprem tal requisito enquanto por parte do CDN apenas um está fora dessa idade. 'Bartolomeu' até jogou com um atleta de 27 anos!!! Caso para escrever: veterano mas pouco, ou, se se preferir, um jovem veterano.

Ao que se sabe, esta situação deve-se à circunstância de só assim ser possível haver competição regional. Mas, atenção, a FPA também escreve que 'não é permitido inscrições no escalão de veteranos nascidos depois de 1991'... E como não há o escalão de seniores a nível regional, talvez tivesse sido mais lógico colocar os 36 inscritos como veteranos nesse escalão - pelo menos nenhum fugia das normas! E assim teríamos uns 'seniores veteranos' em vez de uns 'veteranos (muito) jovens'...

5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo