top of page

Arbitragem: Elmano e Marcelo no campo, Humberto no sofá

  • Duarte Azevedo
  • 15 de ago.
  • 2 min de leitura


O observador-visionador já não está presente no terreno do jogo, mas sim analisando a atuação do árbitro, para o qual foi destacado, comodamente no sofá da sua casa.



ree

Como demos conta por aqui em tempo devido, há três madeirenses que estão ligados ao setor da arbitragem do futebol profissional português, no campo da observação e assessoria. Nomeadamente Humberto Gonçalves, Elmano Santos e Rui Marcelo, sendo que estes dois continuam nesse patamar, embora em novas funções, e o primeiro regressa após alguns anos no futebol não-profissional.

Mas na nova temporada há, como também por aqui já foi aflorado, novidades no que toca à observação e acompanhamento dos árbitros. Desde logo, o (antigo) Observador, agora designado Observador-visionador, já não está presente no terreno do jogo, mas sim analisando a atuação do árbitro, para o qual foi destacado, comodamente no sofá da sua casa ou onde quer que seja. Uma observação feita através das imagens captadas pela operadora encarregue da transmissão do jogo - se essa transmissão falhar, nada feito. 'Modernices', dirão os mais puros para quem a observação em campo proporciona uma visão mais próxima e dentro das condições vividas pelo árbitro, originando uma outra forma de análise. Mas, claro, a televisão mostra imagens que no campo não é possível, ou é muito difícil, visionar. Seria mais lógico, porventura, limitar essa observação 'via tv' aos observadores que têm a responsabilidade, que também os há, de analisar a atuação do VAR. Embora se reconheça que nos últimos anos o Observador espreitava  as imagens televisivas antes de escrever o respetivo relatório...

Seja como for, o madeirense Humberto Gonçalves está entre os 18 Observadores nesta nova forma de analisar a atuação dos árbitros - eventualmente comodamente sentado na poltrona lá de casa...

Já Elmano Santos e Rui Marcelo, como por aqui igualmente referido em tempo oportuno, fazem parte de um grupo com funções em estreia nesta nova época: Assessores do Conselho de Arbitragem da FPF, integrando o projeto da Direção Técnica liderada por Duarte Gomes. Têm por missão acompanhar o árbitro no local de atuação, trocando impressões e ideias num sentido formativo e não avaliador. Ou seja, estão presentes nos Estádios.

Uma estreia no futebol português que acontece neste fim de semana, com Elmano Santos a ser um dos protagonistas enquanto Rui Marcelo estará em Rio Maior, noutras funções, como preletor na formação dos árbitros C4 Core.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Madeira ponto logo.png
© Designed by Teresa Correia
bottom of page