Buscar
  • Duarte Azevedo

As contas estranhas da AFM para o futsal


Desclassificação do CF União não é contabilizada.




O Campeonato Divisão de Honra Regional Seniores de Futsal tem o início da 2ª fase marcada para o próximo fim-de-semana. Nesta parte da prova jogam todos contra todos, sendo que cada clube leva 50% dos pontos conquistados numa 1ª fase disputada por 8 coletividade, a uma volta. Só que agora as 8 equipas passaram a 7 por desclassificação do CF União, conforme comunicado do Conselho de Disciplina da AFM, de 9 de dezembro último. 'Se a infração tiver lugar durante a primeira volta da competição, ou em competição, ou fase de competição, de uma só volta, os resultados dos jogos disputados pelo clube desclassificado não são considerados para efeitos de classificação dos restantes clubes' - isto é o que está escrito no Regulamento acerca da Desclassificação de uma equipa e assim foi seguido pela FPF no Campeonato de Portugal, com a desclassificação, também, do CF União.

Só que a Associação de Futebol da Madeira AFM), porventura em mais uma inovação, não segue o Regulamento. Atente-se - está na imagem - a Classificação final da 1ª fase em que duas equipas (Pontassolense e Bairro da Argentina) aparecem com 6 jogos enquanto as restantes têm 7, sendo que a estas foram contabilizados os desafios com o CF União. Mesmo que não tenham sido disputados pois os azuis-amarelos apenas efetuaram 3 partidas (F. Franco, Porto Moniz e R. Brava). O que, para o caso, não tem qualquer implicação na medida em que esses jogos deixaram de contar.

Só que as pontuações referidas pela AFM têm influência no escalonamento das equipas para a 2ª fase (passam com 50% dos pontos).

Desde logo, o 1º classificado, CD Nacional, tem mais dois pontos do que devia (11 em vez de 9), enquanto o 2º, Porto Moniz - perdera com oiUnião -, está correto, 6. Também a 'Francisco Franco' tem um ponto a mais (4 e não 3) tal como o Estrela da Calheta (2 em vez de 1).

A 2ª fase, repete-se, tem início marcado para o próximo fim-de-semana restando saber se a AFM manterá estas classificações...

3 visualizações