top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

Confiança quer Funchal a apoiar alojamento para estudantes universitários



"Esta medida permitiria direccionar recursos para ajudar os estudantes madeirenses a enfrentar os desafios financeiros associados ao alojamento".





A equipa da Confiança pediu hoje, ao actual executivo da Câmara Municipal do Funchal, para, no âmbito do "Regulamento de Acesso a Bolsas de Estudo para o Ensino Superior" criado em 2018 pelo anterior executivo, proceder à inclusão de um apoio ao alojamento dos estudantes universitários. Esta medida permitiria direccionar recursos para ajudar os estudantes madeirenses a enfrentar os desafios financeiros associados ao alojamento durante os seus anos de estudo no continente, onde o contexto inflacionário tem se feito sentir de forma muito intensa no mercado imobiliário.

Esta posição foi assumida pela equipa da Confiança que desenvolveu mais uma das iniciativas de proximidade no concelho do Funchal, com os "Roteiros de Confiança", sendo que desta vez, as actividades focaram-se nas freguesias de São Martinho e Santa Maria Maior, particularmente nas zonas costeiras, contando com a presença dos vereadores Miguel Silva Gouveia e Cláudia Dias Ferreira.

"A equipa da Confiança teve o privilégio de ouvir as vozes de alguns jovens universitários funchalenses que se preparam para iniciar ou retomar os seus estudos académicos fora da Madeira. A uma semana da saída das colocações da 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso, uma das principais preocupações identificadas tem sido a dificuldade em custear os alojamentos, enquanto prosseguem os seus estudos em instituições de ensino no continente português".

Conscientes desta questão, a equipa da Confiança acredita que é imperativo tomar medidas para aliviar esta carga financeira sobre os estudantes madeirenses.




5 visualizações

Comments


bottom of page