Buscar
  • Henrique Correia

Doente açoriano submetido na Madeira a um bypass coronário duplo


Colaboração entre o SESARAM e o HDES contempla sinergias noutras especialidades.


O médico João Manuel Rodrigues.


O SESARAM revelou que o Serviço de Cirurgia Cardiotorácica do Hospital Dr. Nélio Mendonça operou, a 6 de abril, o primeiro doente açoriano, no âmbito da colaboração para a realização de cirurgias, de acordo com a capacidade técnica e científica instalada.

O médico João Manuel Rodrigues diz que “este primeiro doente foi um paciente coronário com necessidade de cirurgia urgente, transferido do Hospital Divino Espírito Santo. Foi submetido a um bypass coronário duplo. O doente terá alta brevemente com regresso, à sua residência na Ilha Terceira, marcado já para fim desta semana, podendo assim passar a Páscoa com a sua família".

Refere ser "extremamente gratificante, para o SESARAM e para o Serviço de Cirurgia Cardiotorácica, em particular, ter a confiança dos nossos pares açorianos e poder contribuir para o tratamento dos seus doentes cardíacos que necessitam cirurgia e que, até hoje, eram operados apenas nos hospitais de Lisboa, Porto e Coimbra.”

A olaboração entre o SESARAM e o HDES contempla sinergias noutras especialidades, resultando esta parceria numa vantagem para os doentes dos Serviços Regionais de Saúde da Madeira e dos Açores.

8 visualizações