Buscar
  • Duarte Azevedo

Duas equipas madeirenses de futebol de praia com acesso aos 'nacionais' mas...



Campeonatos de futebol de praia deixam de estar divididos em Divisão de Elite e Campeonato de Portugal passando para I e II Divisão.




De repente, eis que duas equipas madeirenses estão apuradas para disputarem o Campeonato Nacional de Futebol de Praia regular nesta temporada que agora começa, 2022/2023. No caso, Bairro da Argentina (na foto) e CD Nacional, primeiro e segundo classificados da Série G do Campeonato de Portugal disputada recentemente no Porto Santo. Formações apuradas, por isso, para a segunda fase do Campeonato de Portugal, começando por disputar os oitavos-de-final.

Na reformulação entretanto anunciada pela FPF, em 2023 os campeonatos de futebol de praia deixam de estar divididos em Divisão de Elite e Campeonato de Portugal passando para I e II Divisão. E é aqui que encaixam as duas equipas madeirenses, sendo que os semifinalistas do atual Campeonato de Portugal têm acesso à I Divisão. O que pode acontecer com as duas, com uma ou com nenhuma formação da Região.

Por outro lado surge outra questão pois o estabelecido pelo Plano Regional de Apoio ao Desporto (PRAD) determina comparticipação financeira ao primeiro classificado do Campeonato da Madeira - que, a bem escrever, não aconteceu... -, com o segundo posicionado apenas a ter esse apoio se o primeiro não for. E o primeiro é o Bairro da Argentina...

Para além de tudo isto, em campeonato corrido é um jogo cá, um jogo lá (no continente), ficando a dúvida em aberto no 'cá' pois a Madeira não possui nenhum espaço para a prática de desportos de praia. E então com as exigências da FPF..

4 visualizações