top of page
Buscar
Duarte Azevedo

Duas equipas madeirenses de futebol de praia com acesso aos 'nacionais' mas...



Campeonatos de futebol de praia deixam de estar divididos em Divisão de Elite e Campeonato de Portugal passando para I e II Divisão.




De repente, eis que duas equipas madeirenses estão apuradas para disputarem o Campeonato Nacional de Futebol de Praia regular nesta temporada que agora começa, 2022/2023. No caso, Bairro da Argentina (na foto) e CD Nacional, primeiro e segundo classificados da Série G do Campeonato de Portugal disputada recentemente no Porto Santo. Formações apuradas, por isso, para a segunda fase do Campeonato de Portugal, começando por disputar os oitavos-de-final.

Na reformulação entretanto anunciada pela FPF, em 2023 os campeonatos de futebol de praia deixam de estar divididos em Divisão de Elite e Campeonato de Portugal passando para I e II Divisão. E é aqui que encaixam as duas equipas madeirenses, sendo que os semifinalistas do atual Campeonato de Portugal têm acesso à I Divisão. O que pode acontecer com as duas, com uma ou com nenhuma formação da Região.

Por outro lado surge outra questão pois o estabelecido pelo Plano Regional de Apoio ao Desporto (PRAD) determina comparticipação financeira ao primeiro classificado do Campeonato da Madeira - que, a bem escrever, não aconteceu... -, com o segundo posicionado apenas a ter esse apoio se o primeiro não for. E o primeiro é o Bairro da Argentina...

Para além de tudo isto, em campeonato corrido é um jogo cá, um jogo lá (no continente), ficando a dúvida em aberto no 'cá' pois a Madeira não possui nenhum espaço para a prática de desportos de praia. E então com as exigências da FPF..

4 visualizações

Comments


bottom of page