Buscar
  • Duarte Azevedo

...E se o futebol regional arrancar?!


Muitos clubes têm zero (0) jogadores inscritos


A Associação de Futebol da Madeira (AFM) já manifestou por diversas ocasiões a vontade de arrancar com as competições na presente temporada de 2020/2021. Situação que tem sido adiada pelas repetidas proibições por banda do Governo Regional devido à pandemia do Covid-19.

Mas... se houver autorização e a AFM fizer avançar as provas?! Foquemo-nos nos seniores. Dos 12 clubes da Divisão de Honra, apenas 6 estariam, no imediato, em condições de competir, com os seus atletas devidamente inscritos. Com seniores aptos, temos a AD Machico (20 inscritos), Pontassolense (17), Porto da Cruz (22), CF Andorinha (8) e Estrela da Calheta (19). O outro que pode participar, embora não tenha seniores, é o Caniçal pois apresenta 19 juniores. O Andorinha só tem neste momento 8 seniores mas completa com 21 juniores. O 1º de Maio, curiosamente, entre seniores e juniores só tem um elemento devidamente inscrito, e que é júnior - Rúben Vieira.

Sabe-se que há situações em que os clubes inseriram jogadores na plataforma requerida da FPF, 'Score', mas não validaram a inscrição, nomeadamente por não pagamento - à volta de 190 euros cada futebolista. Ora para o processo estar completo torna-se necessário esse requisito de pagamento e outros, como o exame médico.

E, à priori, os jogadores que não estão no 'Score' não poderão atuar se a época começar pois o período de inscrições terminou a 28 de Fevereiro. A não ser que a AFM solicite à FPF a abertura de um novo prazo, não sendo certo, obviamente, que a Federação autorize tal.

Acresce outro problema quando os jogadores não são considerados inscritos: se estiverem a treinar e se lesionarem, não têm seguro. A não ser que o clube tenha acionado um seguro só para essa situação, o que se é verdade que um ou outro clube assim o fez, porventura a maioria não. E, atenção, sem seguro o jogador está impedido de treinar em recinto sob a jurisdição da Direção Regional de Desporto (DRD)...

Bem se sabe que a maioria dos clubes não quer que a competição comece, mas... se começar?!

4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo