Buscar
  • Duarte Azevedo

Equipa de futsal com 4 elementos e... dois a suplentes


Um dos recentes casos de Cartão Branco mostrado pelo árbitro nas provas da AFM, aconteceu a um treinador da Francisco Franco num jogo de juvenis.





Na sua génese, o 'Cartão Branco é um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos'. Se como princípio a ideia é de aplaudir, a verdade é que o 'Cartão Branco' tem sido banalizado. A ponto do IPDJ ter instituído Prémios Cartão Branco - quando certamente o premiar o fair-play não deveria ter... prémio. Uma curiosidade: nos candidatos a Prémios Cartão Branco, a Associação de Futebol da Madeira foi envolvida em 2021/2022 na categoria Entidades (há, também, as categorias Revelação e Árbitros).

Mas voltando à questão original, agora é comum uma equipa reduzir o seu número de jogadores em campo se o adversário apresentar inicialmente um número inferior ao normal. Por exemplo, no futsal, se uma equipa apresentar não 5 mas apenas 4 jogadores, o adversário retira um para ficar em igualdade. Há quem rotule isto de atitude de fair-play. Embora, em termos práticos, esteja a prejudicar os elementos da sua equipa que ficam impedidos da prática durante mais tempo - penalizando-se, deste modo, quem cumpre e aparece ao jogo.

Curioso verificar, também, que os resultados destes desafios são geralmente desnivelados - será que se houvesse equilíbrio, mesmo com uma equipa a apresentar menos um elemento, ver-se-ia esse 'espírito de fair-play'...?

Um dos recentes casos de Cartão Branco mostrado pelo árbitro nas provas da AFM, aconteceu a um treinador da Francisco Franco num jogo de juvenis com o Ribeira Brava. Com a justificação dos ribeirabravenses terem-se apresentado com menos um atleta e o técnico da FF fazer reduzir, também, a sua equipa para 4.

A questão colocada neste caso concreto - e que nada tem a ver com a atitude positiva do responsável da 'Francisco Franco', obviamente - refere-se ao facto da 'ficha de jogo' apresentar o CD Ribeira Brava com 2 suplentes! Numa ficha que tem apenas 4 elementos do Ribeira Brava na 'equipa inicial'.

Ora, se tem 2 suplentes porque é que nenhum desses completou a equipa inicial?! Ou será que esses referidos dois suplentes estão inscritos na ficha e faltaram ao jogo...? Se for assim, porque é que figuram na ficha?! Já sem falar da gravidade da situação em ter alguém inscrito numa ficha de jogo e o dito cujo nem estar no pavilhão! Se o tal dito cujo sofre um acidente ou se comete um crime - neste caso terá um alibi pois estava... no jogo -, como justificar a respetiva inscrição?!

Enfim, no meio disto tudo lá veio o 'Cartão Branco'...

7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo