Buscar
  • Duarte Azevedo

Equipas madeirenses vão passar (também) a jogar na Madeira


Ténis de Mesa poderá ser a exceção



As equipas madeirenses integrantes das provas nacionais regulares que estão a decorrer, e que não têm tido oportunidade de jogarem na Madeira, vão passar a poder fazê-lo. São os casos do Marítimo B, do CAB no basquetebol feminino, e do CS Madeira e Madeira SAD no andebol feminino. Uma decisão do Governo Regional da Madeira a ser anunciada em breve.

Desde logo começando com o andebol feminino, já este fim-de-semana, no Campeonato Nacional da I Divisão, pois as restantes têm jogos calendarizados, mesmo, para o continente.

O Marítimo B joga domingo (11h30) em Gondomar, na última jornada da 1ª fase do Campeonato de Portugal, enquanto o CAB realiza os segundo e terceiro jogos do play-off. Sábado passado fez 'casa' jogando no continente, e como perdeu só voltará a atuar na Madeira se ganhar os jogos deste sábado e domingo ante o Quinta dos Lombos. O que se afigura difícil mas, se assim acontecer, a formação de Fátima Silva fará a próxima eliminatória também jogando na Madeira.

O mesmo sucede com o Marítimo B - na foto - que iniciará a 2ª fase do Campeonato de Portugal no próximo dia 25, jogando a partir daí na Madeira quando atuar em 'casa' - deixando, pois, Lousada nessa situação. Os pupilos de Ludgero de Castro lutam pelo acesso à III Liga pelo que terão de ficar entre os dois primeiros classificados em grupo de 4 equipas.

De todas as modalidades/escalões que estão neste momento a competir, a única que não deverá ser integrada nesta abertura, será a I Divisão masculina de ténis de mesa. As equipas madeirenses aí militantes (São Roque, Ponta do Pargo, 1º de Maio e GaloMar), têm vindo a fazer 'casa' no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa, situado em Vila Nova de Gaia. Esta provável opção de continuar como está, fica-se a dever à circunstância de que, para que as formações madeirenses continuassem a competir regularmente, houve a necessidade de um profundo reajustamento do campeonato... que seria agora muito complicado voltar a reajustar!

Também nesta maior 'abertura desportiva' inclui-se a 'fase Madeira' do futsal, aqui anunciada na 2ª feira, com os três clubes (Marítimo, São Roque do Faial e Porto Moniz) a deixarem o Campeonato Nacional da II Divisão e a fazerem uma prova interna para definir as posições para a próxima época - o primeiro classificado permanecerá na II Divisão, o segundo desce à III Divisão e o terceiro ao 'Regional'.

5 visualizações