top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

Fonte da Areia: a reabilitação tira o ponto turístico do abandono



Miguel Albuquerque disse ser este "um sítio que tem a ver com a identidade de um povo e cuja recuperação está muito bem conseguida.









ANTES





Há sensivelmente um ano, a Fonte da Areia, no Porto Santo, estava ao completo abandono. O ponto turístico era um aglomerado de lixo, de acessos perigosos, não via limpeza há muito tempo. Era realmente preocupante e disso demos conta, aqui, com imagens que não dignificavam a ilha e exigiam uma intervenção das entidades públicas como felizmente veio a acontecer.

Hoje, o presidente do Governo foi ver a zona de lazer da Fonte da Areia, uma empreitada que representou um investimento de cerca de 720 mil euros (IVA incluído) do Governo Regional da Madeira.

Os trabalhos consistiram essencialmente em atividades de conservação, reabilitação e beneficiação das infraestruturas existentes, mantendo e preservando a especificidade do local, mas melhorando e beneficiando a sua utilização pelos visitantes.

Ocorreu a recuperação do fontenário original, da sua rede de abastecimento, continuando a ser alimentada pela água natural captada nas galerias subterrâneas existentes. Foram igualmente recuperados os lavadouros originais.

Os trabalhos incluíram ainda a beneficiação das instalações sanitárias existentes, a criação de um novo um parque de merendas, numa plataforma ligeiramente elevada, a recuperação e beneficiação das zonas de lazer existentes, assim como todo o seu mobiliário urbano. Todas estas zonas estão interligadas por percursos pedonais devidamente recuperados. A recuperação do acesso pedonal à praia está igualmente incluída no âmbito da presente empreitada.

Na zona de acesso às áreas de lazer, foi criado um parque de estacionamento, com capacidade para cerca de 30 automóveis ligeiros e três veículos pesados de passageiros.

Miguel Albuquerque disse ser este "um sítio que tem a ver com a identidade de um povo e cuja recuperação está muito bem conseguida. Este é um sítio com as paisagens mais bonitas da Região e muitas vezes não valorizamos convenientemente."


17 visualizações

コメント


bottom of page