Hélder Carvalho é 'madeirense de gema', tendo nascido no Porto da Cruz há 29 anos.
A Madeira tem um árbitro no principal escalão do futebol português, na temporada que ora começa, 2022/2023. Trata-se de Hélder Carvalho, que subiu esta época juntamente com Bruno Costa, Carlos Macedo e Ricardo Baixinho. Hélder Carvalho não está filiado na Associação de Futebol da Madeira mas, sim, na Associação de Futebol de Santarém, região onde vive.
No entanto, Hélder Carvalho é 'madeirense de gema', tendo nascido no Porto da Cruz há 29 anos. É filho de um antigo árbitro madeirense, também de nível nacional, Filipe Carvalho, e até aos 10 anos viveu na Madeira. Jogou, inclusive, nas 'escolinhas' de futebol do Porto da Cruz.
Depois foi viver para Torres Novas, juntamente com os pais, fazendo o percurso futebolístico até aos juniores no clube da terra. Então enveredou pela arbitragem, certamente num apelo do 'bichinho' familiar, e nesta nova época 2022/2023 estará entre a elite do futebol nacional. Aliás, a estreia, embora não em partida oficial, deu-se no jogo da passada quarta-feira, em Lagoa (Algarve), onde dirigiu o 'particular' Sporting-Saint-Gilloise (1-1).
Hélder Filipe Cláudio Carvalho, de seu nome completo, é professor de educação física, foi segundo classificado da Categoria C3 da época 2020/21 e primeiro classificado no IX Curso de Formação de Elite para Árbitros de Futebol, garantido a promoção à Categoria C2 na época que agora terminou, ascendendo já esta temporada à primeira categoria. Ou seja, um valor sempre em ascensão.
Comments