top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

João Luís um dos "trunfos" de Rui Fontes para liderar a SAD do Marítimo


"Transpõe para as novas funções a visão de quem conhece o fenómeno do futebol nas suas múltiplas vertentes".



É um reforço de peso para a candidatura de Rui Fontes à presidência do Marítimo. João Luís, antigo jogador do clube, vai assumir a presidência da SAD se Fontes ganhar as eleições no confronto com Carlos Pereira, a 22 de outubro.

Na página do Facebook do candidato, pode ler-se uma abordagem sobre esta escolha de prestígio: "Parece ser destino: agora, o Leão de Prata prepara-se para liderar uma inovação no Club Sport Marítimo, assumindo a Presidência da SAD e transpondo para as novas funções a visão de quem conhece o fenómeno do futebol nas suas múltiplas vertentes".

No texto, a candidatura de Fontes refere que "foi um pequeno passo para o homem, um grande passo para o Marítimo. Naquela tarde de 1993 em Antuérpia, João Luís capitaneou a estreia do Marítimo nas competições europeias. Bisneto do fundador Cândido Gouveia, nasceu Maritimista e protagonizou um percurso ao alcance de poucos. Percorreu toda a formação do Clube e, nos anos 80, afirmou-se no plantel principal. Um pouco depois, assumiu aquela braçadeira que o levou a ser o primeiro jogador do Marítimo a pisar o sonho europeu. Um líder, um Capitão reconhecido pelos colegas de então como guardião e transmissor da nossa identidade, um jogador respeitado pelos adversários, um homem que os Maritimistas admiram".

A nota prossegue lembrando que "finda a notável carreira como atleta profissional, João Luís continuou a dedicar a vida ao futebol, alargando horizontes que o dotaram de uma visão plena do fenómeno, muito mais do que o que se passa dentro de campo. Como técnico, treinou as Escolinhas do Marítimo e percorreu os escalões de formação de outros emblemas, pelos quais conquistou títulos regionais. A chegada a patamares profissionais foi o corolário do empenho, dedicação e método que norteiam todas as missões a que João Luís se dedica. Depois de assumir o comando da nossa equipa B, João Luís ascendeu a adjunto da equipa principal, com Lori Sandri como timoneiro na época em que o Marítimo enfrentou, e atemorizou, o Valência na extinta Taça UEFA. Ao longo deste trajecto, João Luís acumulou experiência no dirigismo. Fundador – juntamente com Luís Manuel, Alex e Ewerton -, actual director-geral e presidente do projecto Esfuma, para além de ex-director geral para o Futebol da A.D Machico, o percurso de João Luís enquanto dirigente também contempla uma passagem pela assessoria da administração da nossa SAD".

De regresso ao treino, "João Luís viveu experiências em várias latitudes, desde Angola ao Bahrein e à Arábia Saudita. Hoje, é treinador principal do Panevezys, clube com 6 anos pelo qual já conquistou a Taça e a Supertaça da Lituânia. A 23 de Outubro, o Panevezys liderado por João Luís - e coadjuvado por Luís Olim –, já tem presença garantida na final da Taça da Lituânia, embate que permitirá ao clube defender o ceptro conquistado há um ano. Por via dessa conquista, o jovem clube lituano estreou-se nas competições europeias. Desta vez como treinador, João Luís voltou a estar ao leme de uma estreia".


14 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page