top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

Juventude de Gaula reclama vitória no Campeonato Regional da I Divisão


Associação de Futebol atribuiu título ao Nacional B mas o Juventude de Gaula contraria o critério de desempate.




A polémica está instalada depois da AFM ter atribuído ao Nacional B o título de campeão da I Divisão Regional de Seniores de futebol. Agora, o Juventude de Gaula sente-se prejudicado e escreveu à Associação de Futebol e à Federação no sentido de sensibilizar estas entidades desportivas para os argumentos que apresenta na carta e que, em sua opinião, são suficientes para lhe ser conferido o título de vencedor.

Confira aqui a carta e a argumentação:


Exm.º Sr. Presidente da AFM


Por iniciativa nossa, pronunciou-se a Associação de Futebol da Madeira sobre os critérios de desempate do Campeonato Regional da 1ª Divisão de Seniores.

Como aí se reconheceu, o Campeonato Regional da 1ª Divisão de Seniores rege-se por um Regulamento especifico que é omisso quanto aos critérios de desempate.

E sendo-o coube, nos termos do artigo 13º, à Direção da Associação de Futebol da Madeira resolvê-lo, sendo certo que a sua decisão teve por base o disposto no Regulamento de Provas Oficiais.

Preceitua o n.º 2 do art.º 12º daquele Regulamento que: “Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes, que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados para efeitos de desempate os seguintes critérios, segundo a ordem de prioridade:

a) Se duas ou mais equipas obtiverem o mesmo número de pontos, considera-se em 1º lugar a equipa que tiver maior número de pontos nos jogos efetuados entre si;

b) Em caso de nova igualdade, considera-se em 1º lugar a equipa que tiver maior diferença entre os golos marcados e sofridos, nos jogos efetuados entre si;

c) Em caso de nova igualdade, considera-se em 1º lugar a equipa que tiver maior diferença entre os golos marcados e sofridos, em todos os jogos disputados;

d) Em caso de igual diferença de golos, considera-se em 1º lugar a equipa que tiver o maior números de golos marcados, em todos os jogos disputados;

e) Em caso de nova igualdade, considera-se em 1º lugar equipa que tiver maior número de vitórias em todos os jogos disputados;”

Decorre da norma ora transcrita que, para efeitos de desempate, haverá que realizar uma única operação de desempate.

Assim, se pela aplicação do primeiro critério, há duas equipas que permanecem empatadas (Juventude de Gaula e Nacional B ambos com 10 pontos), então haverá que passar ao segundo.

Pela aplicação do segundo critério, ao Juventude de Gaula terá que ser atribuído o título de campeão, pois que tem uma diferença entre golos marcados e sofridos superior à do Nacional B – 8 golos marcados e 7 sofridos pelo Juventude de Gaula (+1) e 7 golos marcados e 8 sofridos pelo Nacional B (-1).

Nestes termos, solicitamos a Vossa Excelência que, em nome da verdade desportiva, esclareça que o Juventude de Gaula é o vencedor do Campeonato Regional da 1ª Divisão de Seniores, como todos, sem excepção, reconheceram e reconhecem.


Pelo exposto, somos a requerer a emissão por Vossa Excelência de Circular que, nos termos explanados, esclareça que o Juventude de Gaula é o vencedor do Campeonato Regional da 1ª Divisão de Seniores.


A Direção.

5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page