Luto nacional a 18, 19 e 20 de setembro
- Henrique Correia
- 15 de set. de 2022
- 1 min de leitura
"Momento de prolongado e profundo luto no nosso mais antigo Aliado".

O conselho de ministros aprovou hoje o decreto que declara o luto nacional por três dias "como justa homenagem a sua Majestade a Rainha Isabel II, falecida a 8 de setembro".
O texto refere que "a Rainha Isabel II do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte marcou profundamente a segunda metade do século XX e o primeiro quartel do século XXI. Assim, neste momento de prolongado e profundo luto no nosso mais antigo Aliado, entende o Governo declarar o luto nacional nos dias 18, 19 e 20 de setembro de 2022".
A circunstância de estarmos em período de luto nacional, nesses dias, impedindo a realização de cerimónias públicas, não deverá ter influência, no caso da Região, na prevista visita do Presidente da Assembleia da República.
A presença da segunda figura do Estado português está confirmada para 20 de setembro, dia em que se inicia a IV Sessão Legislativa da XII Legislatura, numa sessão solene. A visita oficial à Madeira surge na sequência da reunião do passado dia 3 de junho, que juntou em Lisboa os Presidentes dos dois parlamentos.
Na altura, José Manuel Rodrigues abordou com o Presidente da Assembleia da República a necessidade de haver uma revisão constitucional que aprofunde a Autonomia da Madeira e dos Açores.
Comments