top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

Marcelo prepara 10 de junho na África do Sul; Região poderá estar presente


Marcelo vem à Madeira para o XII Congresso dos Juízes Portugueses que se no Centro de Congressos do Funchal, entre os dias 16 e 18 de março de 2023. O assunto pode ser eventualmente sondado nessa deslocação.




O 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, centraliza-se este ano na África do Sul, entre 4 e 8, e o Peso da Régua, a 9 e 10. Ontem, o

Presidente da República reuniu-se, no Palácio de Belém, com a Comissão Organizadora

Estiveram presentes, nomeadamente, o Enólogo João Nicolau de Almeida, Presidente da Comissão e o novo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, bem como o Presidente da Câmara Municipal do Peso da Régua e o Presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro (e também Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe).

Segundo uma nota de Belém, "foram abordados os projetos de programas de encontros com a Comunidade Portuguesa na África do Sul, país onde como se sabe vive uma vasta comunidade madeirense, desconhecendo-se por agora se na comitiva de Marcelo Rebelo de Sousa integra uma representação da Madeira, além da previsível presença do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, o madeirense Paulo Cafôfo.

Certamente que o Chefe de Estado prevê essa representação, sendo que neste particular a Madeira é a Região do País com a maior comunidade lusa radicada na África do Sul. Marcelo vem à Madeira para o XII Congresso dos Juízes Portugueses que se no Centro de Congressos do Funchal, entre os dias 16 e 18 de março de 2023, com o tema “Democracia, Direitos, Desenvolvimento“. O assunto pode ser eventualmente sondado nessa deslocação.

A Comissão Organizadora voltará a reunir com o Presidente da República no final do mês, na Régua.

O Presidente da República resolveu designar o Peso da Régua como sede, este ano, das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, no contexto da designação do Douro, Património da Humanidade, como Capital Europeia do Vinho em 2023.

10 visualizações

Comments


bottom of page