top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

Meia centena de inscritos no Rally Madeira Legend; Nuno Teixeira com Biasion



O italiano Massimo Biaion estará à partida do Rally Madeira Legend, na estrada nos dias 29 e 30 de outubro, com um Lancia Delta S4 do grupo B. “Miki” Biasion.




O italiano Massimo Biaion estará à partida do Rally Madeira Legend, na estrada nos dias 29 e 30 de outubro, com um Lancia Delta S4 do grupo B. “Miki” Biasion,. Com o madeirense Nuno Teixeira ao lado.

Atualmente com 63 anos de idade, venceu o Rali Vinho da Madeira em 1983 numa fase ascensional de uma carreira em que representou vários construtores em que obteve quatro importantes títulos, os europeu e italiano em 1983, ano em que tripulou um Lancia 037, e mundial em 1988 e 1989, ambos ao volante de um Lancia delta Integrale. O piloto, depois de abandonar os ralis, fez também várias incursões pelo toto-o-terreno e Dakar.

O Lancia Delta S4, que ostentará na Madeira as cores da HF Grifone com que Fabrizio Tabaton venceu na ilha em 1986, é o último modelo homologado no grupo B para ralis e é, como tal, também considerado uma das viaturas mais sofisticadas tecnicamente naquele agrupamento. Vencedor de várias provas do WRC com Henri Toivonen e Markku Alen, este modelo da Lancia tinha um motor central traseiro de 4 cilindros com 1.759 cc e, dotado de um compressor volumétrico para s baixas rotações e um turbocompressor para o regime de potência, debitava, segundo versões não oficiais, cerca de 600 cavalos. Com um peso mínimo regulamentar de 960 kg, estava dotado de tração integral, revela uma nota do gabinete de comunicação da prova.

Entretanto, Paulo Fontes, presidente da Comissão Organizadora do Rally Madeira Legend, esteve presente no encontro com a comunicação social onde foi divulgada a escolha da viatura que será tripulada por Massimo Biasion, salientando o facto de neste momento a lista de inscritos ter perto de cinco dezenas de viaturas, realçou também a adesão de vários pilotos madeirenses que darão aos aficionados da nossa terra a possibilidade de reverem alguns carros com história nos ralis do final dos anos setenta e anos oitenta.

Já Eduardo Jesus, secretário regional do Turismo e Cultura, também presente no encontro com a comunicação social madeirense, considerou "importante para a Madeira ter uma prova com as características do Legend".

.

6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page