Há equipas do Marítimo ainda fora das cores tradicionais... como aconteceu em 1926.
Foi uma das promessas de Rui Fontes: se fosse eleito [nas eleições de outubro último], o CS Marítimo passaria a jogar de verde-e-vermelho e não de azul.
No que toca à equipa principal, essa promessa está a ser cumprida mas há equipas verde-rubras a alinhar, ainda, de azul. O que se compreende pois os equipamentos existem e há que dar uso aos mesmos. Aconteceu recentemente com os Sub 23 (na vitória em Guimarães), com a equipa B (no triunfo caseiro de domingo) e no futsal (com empate forasteiro) - como mostram as imagens.
Contudo, não deixa de ser curioso que o Marítimo foi campeão de Portugal em 1926 e tinha azul no equipamento. Pelo menos é o que relata a imprensa continental da altura, a propósito do jogo com o FC Porto (maritimistas golearam por 7-1, na meia-final do Campeonato de Portugal).
Garantido é que tanto na meia-final como na final (2-0 ao Belenenses... que abandonou o campo) os jogadores maritimistas não alinharam com camisolas listadas, fazendo-o com camisolas vermelhas tendo os punhos e a gola verdes. De acordo com o Diário de Notícias de Lisboa tal ficou-se a dever ao facto dos equipamentos, com camisola riscada de verde e vermelho estarem demasiado puídos e os dirigentes procurarem camisolas idênticas, que não encontraram, pelo que optaram por toda vermelha e cabeção e punhos verdes, sendo os calções azuis.
Comments