Rui Alves empossado presidente da Cooperativa de Habitação COOHAFAL. O público alvo é o que trabalha mas não pode comprar casas a preço de mercado.

Um desconto à volta dos 40 a 50 por cento é o que promete Rui Alves, também presidente do Nacional, que tomou posse na liderança da COOHAFAL, uma cooperativa habitacional que já foi grande nos tempos áureos do sector e que retoma a atividade com novos órgãos sociais para o quadriénio 2025 – 2029.
Miguel Albuquerque esteve presente e recordou a realidade habitacional no Funchal, nos anos 90, com famílias a viverem em condições sub-humanas – construções precárias no leito das ribeiras ou em furnas –, assim como famílias que, trabalhando, e não estando naquelas condições, tinham dificuldade em aceder a uma habitação a preços acessíveis.
Na altura, para a primeira situação, foi crucial a criação de habitação social e, para os segundos, o papel desempenhado pelas cooperativas de habitação.
"Tenho que dizer que as cooperativas – também esta cooperativa – foram parceiros essenciais na resolução do problema", disse Miguel Albuquerque.
"Esta cooperativa, nos anos 90, construiu mais de 580 casas. E houve outras que tiveram construções também efetivas e concretas", continuou.
Comments