"A construção desse parque de estacionamento não apenas põe em risco a integridade física desses edifícios históricos, mas também desrespeita a importância cultural e patrimonial que esses monumentos representam".
A deputada socialista Sancha de Campanella juntou-se hoje ao "coro" de críticas relativamente à intenção da Câmara do Funchal em construir um parque de estacionamento subterrâneo na Praça do Município e para isso decidiu pedir parecer à Direção Regional da Cultura.
Campanella considera "alarmantes", à luz dos Direitos Culturais e da salvaguarda, preservação e valorização do Património Cultural Edificado, "as intenções e insistência do atual executivo camarário em desenvolver uma intervenção na Praça do Município para a construção de um parque de estacionamento subterrâneo com 500 lugares (anteriormente já tinham anunciado os hercúleos 1500 lugares)".
A deputada associa-se "às inúmeras vozes dos mais diversos quadrantes políticos, insurgindo-me contra esta obra que poderá descaracterizar a praça e ameaçar a integridade da Igreja de São João Evangelista e o Colégio dos Jesuítas, o Museu de Arte Sacra do Funchal e os Paços do Concelho".
Diz que "a construção desse parque de estacionamento não apenas põe em risco a integridade física desses edifícios históricos, mas também desrespeita a importância cultural e patrimonial que esses monumentos representam para a comunidade e para a história nacional e regional. O impacto potencial sobre as fundações e a estrutura desses edifícios pode ser irreversível, comprometendo sua preservação para as futuras gerações".
Sancha de Campanella afirma ser "fundamental que o Município reconheceça a importância de proteção desses bens culturais, cumprindo seu papel constitucional de salvaguardar o património edificado.
Qualquer intervenção que possa ameaçar a integridade desses monumentos deve ser impedida, utilizando todos os meios legais existentes, a fim de preservar a herança cultural e história coletiva.
Estaremos atentos, em prol da NOSSA Cidade".
Comments