Torneio Autonomia regressa em 2026
- Duarte Azevedo
- 27 de ago.
- 1 min de leitura
O Torneio Autonomia nem sempre foi da responsabilidade da AFM pois já teve o CS Marítimo como entidade organizadora.

(Na imagem, Roberto Dinamite, 'capitão' do Vasco da Gama, recebe, de Alberto João Jardim, o troféu conquistado no II Torneio Autonomia - troféu especificamente feito para a prova).
O Torneio Autonomia, em futebol, que teve a primeira edição em 1980 - vitória do Antuérpia (Bélgica), com 3-2 sobre o Castilla na final - vai voltar a acontecer no próximo ano de 2026, mais propriamente no começo da época desportiva 2026/2027.
Esta é uma das apostas da Comissão Executiva das Comemorações dos 50 anos da Autonomia - cinquentenário que se comemora extamente em 2026 -, presidida pelo Dr. João Carlos Cunha e Silva, ficando a Associação de Futebol da Madeira (AFM) encarregue da respetiva organização.
Neste ano de 2025, recorde-se, o Torneio de Autonomia não se realizou com o organismo associativo a justificar não ter tido tempo para a sua organização - os atuais corpos sociais foram eleitos em fevereiro último.
Mas, por aquilo que se sabe, em 2026 o Torneio Autonomia estará de volta, perspetivando-se uma edição de qualidade para comemorar data tão significtiva para a Madeira.
Como curiosidade, aponte-se que o Torneio Autonomia nem sempre foi da responsabilidade da AFM pois já teve o CS Marítimo como entidade organizadora.





Comentários