top of page
Buscar
  • Duarte Azevedo

31 dos 41 clubes de futebol com presença feminina


Dos 5 324 atletas inscritos na Associação de Futebol da Madeira (AFM) na última época, 4 972 eram do sexo masculino e 352 do feminino.





A Demografia Federada, elaborada pela Direção Regional de Desporto (DRD), é um documento extremamente importante mas os dados disponíveis mais recentes dizem respeito à temporada 2020/2021.

Mais atualizada está a Associação de Futebol da Madeira que já apresentou o seu relatório relativo à época 2021/2022 - a mais recente que é possível ter dados completos.

Constata-se, pois, que dos 5 324 atletas inscritos na Associação de Futebol da Madeira (AFM) na última época, 4 972 eram do sexo masculino e 352 do feminino. Ou seja, as raparigas nem chegam a 10%.

De qualquer modo, dos 41 clubes que tiveram atletas inscritos, 31 apresentaram pelo menos uma representante do sexo feminino. Houve, mesmo, seis clubes que inscreveram esse limite mínimo, quer dizer, apenas 1 atleta: CF Andorinha, Juventude AC, Câmara de Lobos, GD Azinhaga CRP, O Liceu e Sporting C. Porto Santo.

Mas das 31 coletividades com jogadoras inscritas, somente 7 apresentaram mais de 10 atletas.

Perante estes dados, não deixa de ser relevante os resultados alcançados recentemente pelas seleções femininas - de futebol e de futsal - da Madeira, acrescentando-se como muito importante a Concentração de Iniciadas e Infantis acontecida no último sábado (na foto) no Campo Adelino Rodrigues, que juntou federadas e atletas do Desporto Escolar.

Outra nota: dos 41 clubes inscritos em 2021/22 na AFM, dois deixaram de existir: CF União SAD e CF União.

1 visualização

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page