A memória do Nicolau em livro
- Henrique Correia

- há 5 horas
- 1 min de leitura
Publicação é hoje apresentada na Casa Museu Frederico de Freitas.

A memória do Manuel Nicolau repórter fotográfico ficará, em parte, plasmada numa publicação da secretaria regional do Turismo, Ambiente e Cultura, hoje lançada, pelas 11.30h, na Casa Museu Frederico de Freitas, com a presença do presidente do Governo.
“Manuel Nicolau, Retratos”, assim se intitula o livro que reúne uma seleção de fotografias do vasto acervo do repórter fotográfico acumulado durante os anos de atividade.
A edição da obra é a título póstumo.
O Manuel Nicolau era natural de Machico. Um homem que viveu perto do mar e com ele manteve uma relação para a vida, uma paixão pela pesca, pela imensidão das águas, que tão bem expressava nas imagens que falavam sem escrever. Tinham conteúdo e diziam muito do que era o Nicolau no percurso fotográfico marítimo. Fazia-o em terra firme, também, mas o mar, o mar era outra coisa, acrescentava-lhe vida, transmitia vida e com isso dava um pouco da vida aos outros, uma parte dessa história fica, a partir de agora, num documento dos muitos que o Nicolau poderia ter feito com a história que deixou, que é dele, que é muito de Machico, que é da Madeira.
O Manuel Nicolau pertenceu a uma geração de grandes repórteres fotográficos, daqueles que exerceram a profissão com paixão. E dessa paixão fizeram História, deixaram História. São uma parte da História.




Comentários