top of page

Albuquerque "levou" Miguel Sousa a pensar na Assembleia?

  • Foto do escritor: Henrique Correia
    Henrique Correia
  • 8 de jan.
  • 2 min de leitura



Ambiente entre Miguel Albuquerque e José Manuel Rodrigues está cada vez mais distante e só um cenário extraordinário faria Albuquerque repetir o acordo com o líder do CDS-M.



A inclusão de Miguel Sousa na comitiva liderada por Miguel Albuquerque que esteve em Belém para a audiência relacionada com a crise política na Madeira, causou alguma surpresa inclusive em algumas franjas do PSD-M. Compreendem a ida de Guilherme Silva, que continua sendo uma mais valia para as ligações nacionais, partidare não só, mas Miguel Sousa deixa uma dúvida sobre o que vai na cabeça do líder.

Mas talvez não seja de todo estranho que Albuquerque tenha escolhido Miguel Sousa e não muitos outros com presença muito mais notável do que aquela que tem o antigo vice do Governo e da Assembleia Regional na vida ativa do partido. Assim, à primeira vista, tinha José Prada, Jaime Filipe Ramos, Cunha e Silva, Rubina Leal, entre outros.

Fontes por nós contactadas ligam Miguel Sousa à presidência da Assembleia num próximo Governo. Sousa tem sido um crítico da cedência do PSD a José Manuel Rodrigues e vem assumindo uma defesa forte em favor de Miguel Albuquerque, simultaneamente arrasando a época de Jardim, curiosamente onde Miguel Sousa teve a sua atividade governativa maus intensa.

Garantem-nos que o ambiente entre Miguel Albuquerque e José Manuel Rodrigues está cada vez mais distante e só um cenário extraordinário faria Albuquerque repetir o acordo com o líder do CDS-M para este ocupar a presidência do principal órgão da Autonomia, sendo entendimento social democrata, na generalidade, que aquele cargo devia ser ocupado pelo PSD.

Sendo assim, Albuquerque poderia estar a pensar numa solução de Miguel Sousa a presidente da Assembleia. Era como que um "prémio de lealdade", pela aproximação recente, bem como resolvia este problema que já fez com que Albuquerque descartasse dois "pesos" com aspirações, Trabquada Gomes e Cunha e Silva, que foram "sacrificados" à conta da negociação Albuquerque/José Manuel Rodrigues.

As próprias declarações após as audiências com o Chefe de Estado, tanto de Albuquerque como de José Manuel Rodrigues, deixam transparecer algum distanciamento entre os dois. Tanto assim que Rodrigues lançou mesmo uma proposta que, dependendo dos resultados, pode mudar o cenário político com uma alternativa estável fora o PSD.

Estas palavras de José ManuelRodrigues querem dizer muito e podem ser perigosas, para o PSD, se este mantiver a tendência de ganhar mas perdendo poder: "Nós gostaríamos que fosse encontrada na nossa área do centro e da direita uma solução. Ela, pelos vistos, não é possível avaliar por declarações políticas já feitas neste mesmo lugar. Não sendo possível, obviamente que é preciso encontrar soluções estáveis para a governação da Madeira com os partidos democráticos e sem populismos nem forças radicais”.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Madeira ponto logo.png
© Designed by Teresa Correia
bottom of page