Buscar
  • Henrique Correia

Apoios às empresas do Porto Santo serão majorados



"Já foram apoiadas 126 empresas do Porto Santo, no valor de 3,2 milhões de euros"



Os apoios às empresas do Porto Santo vão continuar a ser majorados, quer nas linhas de apoio à tesouraria, quer no âmbito dos sistemas de incentivos, garantiu hoje o secretário regional da Economia, no âmbito da cerimónia pública de assinatura dos termos de aceitação da decisão de financiamento dos contratos relativos ao sexto aviso do ‘SI Funcionamento 2020’.

Numa nota publicada no site do Governo, é referido que "o secretário regional informou que, no conjunto dos sistemas de incentivos já foram apoiadas 126 empresas do Porto Santo, no valor de 3,2 milhões de euros. Também nas linhas de apoio à tesouraria e manutenção dos postos de trabalho (Investe RAM e Apoiar-Madeira), foram registadas 117 operações de financiamento no montante de 1,5 milhões. Já no âmbito do IV aviso do ‘SI Funcionamento´ foram rececionadas 60 candidaturas, das quais, 28 já encontram aprovadas para pagamento, totalizando meio milhão de euros de despesa pública".

“O Governo tem feito um esforço enormíssimo do orçamento regional para empregar todos os meios a favor da economia e tem-no feito a expensas próprias. O financiamento que obtivemos, no ano passado, de 458 milhões, tem sido, não só para apoiar a economia, mas também apoiar socialmente os sobrecustos que a pandemia acarreta para a área da saúde”, recordou.

Sobre o aligeirar das restrições às atividades económicas, Rui Barreto diz que o executivo “não quer fazer aberturas e depois recuos”, lembrado que esta semana voltaram às escolas mais 10.600 pessoas, entre alunos e comunidade educativa. Segundo o secretário regional, a avaliação das medidas deverá ser feitas nos 14 dias subsequentes. “Aí estaremos em condições de avaliar o recolher obrigatório e com isso alargar também algumas atividades económicas”, disse.


4 visualizações