Assembleia vai instituir o Dia do Parlamento Jovem Regional
- Henrique Correia
- 31 de mai.
- 2 min de leitura
"Investir na juventude e preparar o futuro das novas gerações não é um gesto político — é um dever democrático".

A presidente da Assembleia Regional
anunciou esta sexta-feira a instituição oficial do “Dia do Parlamento Jovem Regional”, a ser assinalado anualmente: "Este dia pretende importância, com carácter formal e simbólico, o papel da juventude na construção da nossa democracia autonómica. Será um espaço de celebração, mas também de reflexão e de projeção", afirmou o Presidente do Parlamento Madeirense. A instituição deste dia dá-se através do Despacho N.º 4/PALM/XV, após auscultação de todos os partidos com assento parlamentar, na Conferência dos Representantes.
A declaração de Rubina Leal deu-se nas comemorações dos 25 anos do Parlamento Jovem Regional, numa sessão marcada pela afirmação do papel determinante da juventude na construção democrática da Região Autónoma da Madeira.
Durante a cerimónia, a Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Rubina Leal, destacou a importância histórica e pedagógica deste projeto, sublinhando que “celebramos hoje não apenas uma ideia bem-sucedida, mas um compromisso firme com a democracia e uma aposta calorosa na juventude da nossa Região.”
Rubina Leal expressou o seu “profundo reconhecimento” aos fundadores do Parlamento Jovem Regional, homenageados na sessão: o antigo Presidente da Assembleia, Dr. José Miguel Mendonça, presente na cerimónia, o Dr. Ângela Borges e Dra. Paula Noite.
A encerrar a cerimónia, Rubina Leal deixou uma mensagem de confiança e responsabilidade: "Investir na juventude e preparar o futuro das novas gerações não é um gesto político — é um dever democrático. Se quisermos honrar a nossa autonomia e a nossa democracia, temos de garantir que os jovens sejam parte ativa, crítica e criadora do nosso presente e do nosso futuro."
Comments