Capela de Nossa Senhora da Vida deve ser "trasladada"
- Henrique Correia

- há 7 horas
- 1 min de leitura
Governo reconhece riscos mas antigo vereador Gil Canha diz que os avisos têm dez anos.

Imagem publicada no Fscebook de Gil Canha.
O antigo vereador do Funchal Gil Canha lembrou hoje os 10 anos de avisos desesperados que a Capela da Senhora da Vida, Fajã do Mar, estava em risco de desabar por ação erosiva do mar e que era necessária uma ação urgente. Na verdade, ocorreram desabamentos nas últimas semanas e isso acabou por motivar uma reação do Governo com eventuais soluções.
O Executivo de Miguel Albuquerque, que Canha ironiza como "o nosso Mecenas do nosso património edificado e da grande culinária clássica", divulgou uma nota onde revela que se encontra em curso "a análise da possibilidade de proceder à trasladação da Capela de Nossa Senhora da Vida para outra área da Fajã do Mar. Este processo está a ser desenvolvido em articulação com a autarquia, com o objetivo de identificar terrenos adequados para a eventual reconstrução da capela".
A nota lembra a dinâmica da erosão "intermitente e descontínua do talude e da sua base tende a agravar, por vezes de forma brusca, a inclinação da base do talude, dando origem a desmoronamentos que estão na origem do sistemático recuo de linha de costa, o que terá potenciado os desmoronamentos ocorridos nas últimas semanas.
A Capela Nossa Senhora da Vida não tem acesso automóvel".





Comentários