Trata-se de uma cidadã estrangeira, de nacionalidade ucraniana, não vacinada contra o sarampo.
A vacina contra o sarampo é gratuita e é administrada nos Centros de Saúde da RAM.
A Autoridade de Saúde Regional informou hoje que no dia 29 de fevereiro foi confirmado um caso de Sarampo na Região, tratando-se de uma cidadã estrangeira, de nacionalidade ucraniana, não vacinada contra o sarampo, tendo sido confirmado laboratorialmente no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em Lisboa.
A cidadã estrangeira tem estado em circulação, com história de viagem recente à Região dos Açores. Está a ser acompanhada, pela Autoridade de Saúde Regional, tendo sido tomadas todas as medidas indicadas para o controlo da infeção. Assinala-se que a doente está estável e fora do risco de contágio. Neste momento, não estão identificados outros casos suspeitos de Sarampo na RAM.
"Relembramos que a RAM apresenta elevadas coberturas vacinais contra o sarampo. Em 2022, a cobertura foi de 99% em crianças que completaram dois anos.
A vacina contra o sarampo é gratuita e é administrada nos Centros de Saúde da RAM, a crianças em duas doses (uma aos 12 meses e a outra aos 5 anos). É também administrada em adultos sem história de sarampo, com uma dose única".
Comments