Depois do Vinho de Mesa há Vinho de Missa
- Henrique Correia

- há 8 horas
- 2 min de leitura
No contra rótulo, podemos ler um texto da autoria do bispo do Funchal, com uma citação do versículo onde Jesus toma o cálice e dá-o a beber.


Primeiro, estranha-se. Depois, entranha-se. Acontece em muitas situações das nossas vidas, quem andou e anda pelo jornalismo habitua-se a isso de forma quase natural tanta a estranheza de muitas informações que se entranham por convicção resultante de uma verificação posterior ou por obrigação que a conjuntura oferece e que nos leva a fechar a refletir, fechar os olhos e seguir em frente.
Pois bem, a Diocese do Funchal surpreendeu ontem, Dia de Reflexão das presidenciais deste domingo, com uma informação pouco habitual, não de nomeação de párocos, não de festas religiosas, mas imagine-se, um Vinho de Missa, uma iniciativa privada com a "chancela da Diocese", apresentado como deve ser, a 23 janeiro 2026, ao meio-dia, na Rua do Jasmineiro 8 e 10, morada do Seminário Diocesano do Funchal.
A Diocese explica tudo em comunicado feito em parceria com o privado que vai comercializar um dos prazeres da vida na terra, agora com o "carimbo" divino de quem acha, com razão, que os prazeres não estão confinados aos agnósticos.
O evento, deixa claro o comunicado "Diocesano", é privado e apenas contará com o clero e os meios de comunicação social.
"Após a apresentação, o vinho de missa Madeira da Justino's será comercializado, passando a estar disponível para a celebração da Eucaristia".
Esta iniciativa "reforça o compromisso da Justino's com a tradição e a qualidade, respondendo às necessidades das comunidades religiosas e celebrando um produto emblemático da região".
A nota acrescenta que "este vinho de missa Madeira vem responder a uma grande falta, uma vez que quase a maioria dos sacerdotes celebra geralmente com vinho de missa do Porto. Numa terra de vinho de grande qualidade, forte tradição e nome, era importante a concretização deste sonho. Agora, em diante, podemos celebrar as missas com vinho Madeira".
No rótulo podemos ler: VINHO DA MADEIRA. VINHO DE MISSA. No contra rótulo, podemos ler um texto da autoria do bispo do Funchal, com uma citação do versículo onde Jesus toma o cálice e dá-o a beber.
É um vinho produzido com a casta Tinta Negra, em estilo meio seco, elaborado tendo em atenção as exigências e condições previstas pelo Código de Direito Canónico para o tipo de vinho usado para a celebração da Missa.
O Vinho de Missa da Madeira será também apresentado aos Leigos e Consagrados nas Jornadas de Atualização no Externato da Apresentação de Maria.





Comentários