Obra de 2,3 milhões concluída no final de 2024, início de 2025.
As obras do Nó da Cancela estão a avançar. A intervenção, adjudicada pelo valor de 2.378.726,25 € e prazo de execução de 457 dias, pretende melhorar a fluidez e distribuição do tráfego convergente no Nó da Cancela, sobretudo nas horas de ponta da manhã em que se regista uma maior afluência ao Ramo de entrada na VR1 em direção ao Funchal, e da tarde, onde a maior afluência ocorre no de saída da VR1 para acesso à Estrada do Garajau.
O secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas visitou os trabalhos e realçou a importada obra para a melhoria dos acessos, prevendo-se duas rotundas e uma via de aceleração para a entrada na via rápida. Pedro Fino confirma que os trabalhos estarão concluídos no final de 2024, início de 2025.
O entroncamento a norte da VR1 é substituído por uma rotunda alongada assimétrica, com duas vias de circulação e 5 braços principais, à qual aflui o tráfego que circula na Estrada do Garajau em direção à ER 204 e à Camacha, e em direção ao Garajau, bem como o tráfego de entrada e saída da VR1 e de acesso às superfícies comerciais adjacentes. Esta solução de rotunda, designada por Rotunda Norte, elimina as viragens existentes à esquerda e disciplina os movimentos de entrada / saída da VR1 e da zona comercial. Os ramos que correspondem à Estrada do Garajau e o acesso à área comercial ali existente são ramos bidirecionais, sendo os restantes, de entrada e saída na VR1, unidirecionais. A entrada e saída do parque junto à entrada principal da superfície comercial serão independentes, sendo que a entrada se fará diretamente pela Rotunda Norte e a saída na Estrada do Garajau, no sentido Camacha / Garajau.
Os movimentos permitidos no atual ramo de entrada na VR1 do lado norte do Nó, onde entronca a saída do estacionamento da área comercial ali existente, serão repartidos por dois novos ramos independentes, passando a efetuar-se de forma direta e única a entrada na VR1, assim como o acesso ao estacionamento adjacente à VR1. O ramo que ligará ao referido estacionamento será bidirecional e terá uma ligação unidirecional ao novo ramo para entrada na VR1 em direção ao Funchal. A área de implantação do parque de estacionamento atual, entre o Ramo A1 e o Ramo de acesso à zona comercial, será reformulada, de modo a implantar os dois novos ramos.
O ramo de saída da VR1, a nascente da passagem superior do Nó, do lado norte, e o troço da Estrada do Garajau sobre a PS manter-se-ão inalterados em termos das caraterísticas geométricas planimétricas.
A sul da VR1 o entroncamento de nível existente será alterado por uma interseção giratória designada por Rotunda Sul, com duas vias de circulação, que é constituída por 4 ramos, a saber, o ramo poente de saída da VR1, o ramo nascente de entrada na VR1, a Estrada do Garajau em direção a sul e a Estrada do Garajau sobre a PS em direção à Camacha. A entrada na Rotunda Sul pela Estrada do Garajau será efetuada com duas vias de circulação e a saída com uma via.
Nas imediações da Rotunda Sul, na direção da Camacha, está prevista a materialização de uma doca de paragem para autocarro com uma extensão aproximada de 30 m.
Prevê-se ainda um acesso direto da Rotunda Sul às habitações existentes nesse quadrante do Nó da Cancela, com duas vias de circulação e uma bolsa de estacionamento para ligeiros.
Paralelamente, será ainda efetuado o alargamento da Ponte da Quinta no nó da Cancela. O objetivo do alargamento da ponte é dotar o ramo de entrada na via rápida, no sentido Aeroporto – Funchal, com via de aceleração.
Comments