A questão que se põe é porque razão o juiz não deu provimento ao pedido de libertação por parte das defesas. Não há indícios de que os arguidos tenham cometido os crimes pelos quais vinham sendo acusados.
Pedro Calado, Avelino Farinha e Custódio Correia vão sair em liberdade com termo de identidade e residência, depois de 21 dias de detenção. Não valeu o pedido de prisão preventiva por parte do Ministério Público. A questão que se põe é porque razão o juiz não deu provimento ai pedido de libertação por parte das defesas.
O juiz diz que não há indícios de que os arguidos tenham cometido os crimes pelos quais vinham sendo acusados.
Pedro Calado foi vice presidente do Governo Regional e dos Assuntos Parlamentares de 2019 a 2021 e presidente da Câmara Municipal do Funchal entre 2021 e 2024, tendo renunciado ao cargo na sequência do processo de suspeitas de corrupção.
Calado foi vereador desse 2005va 2012 e vice presidente da Câmara do Funchal entre 2012 e 2013, sempre na presidência de Miguel Albuquerque. No privado, no período compreendido entre 13/01/2014 a 16/10/2017, exerceu funções em sociedades comerciais detidas pelo Grupo AFA ou, directamente, por Avelino Farinha.
Pedro Miguel Amaro de Bettencourt Calado tem 52 anos de idade, faz 53 a 3 de Outubro, é casado.
Avelino Farinha é um empresário da construção civil, dono do grupo AFA, com incursões na hotelaria, no imobiliário e na comunicação social, é sócio dos dois únicos jornais diários, o JM e o Diário.
O topógrafo de formação começou a trabalhar em 1979 no Gabinete de Apoio às Autarquias Locais, na Câmara da Calheta, comcelho de onde é natural. Aos 20 anos, em 1981, iniciou a atividade do grupo AFA. Partiu de uma pequena estrada para um grande império, que hoje detém 40 anos depois, expandindo os seus negócios para Angola, Senegal, Mauritânia, Guiné Equatorial e Colômbia.
Custódio Correia é dono da Socicorreia, empresa de construção civil parceira do grupo AFA
コメント