top of page

Espanhol Edgar Vigo lidera o FIA European Rally Trophy

  • Foto do escritor: Henrique Correia
    Henrique Correia
  • 31 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

O sistema de pontuação também foi alterado.





O Rali Vinho da Madeira é parte integrante do FIA European Rally Trophy, competição da federação internacional do desporto automóvel que sofreu várias alterações em 2023. O número de eventos foi reduzido, nessa altura, para 19, dá conta uma nota do gabinete de comunicação da prova.

O sistema de pontuação também foi alterado e leva em conta, com um coeficiente, o número de presenças em cada uma das categorias, o que se traduz na possibilidade de um concorrente com uma viatura menos competitiva, como um Rally4, poder lutar pelo cetro.

Em 2024 o calendário deste troféu, que se pretende de charneira entre os campeonatos nacionais e o ERC e WRC, foi novamente reduzido e são 13 as provas que compõem a temporada. Até agora foram disputados os ralis Terras d’Aboboreira (Portugal), Ain-Jura (França), Cesky Krumlov e Agrotec Petronas (Chéquia), Chablais (Suíça), Zagreb Delta (Croácia), e Weiz (Áustria). A segunda metade da temporada integra os ralis Vinho da Madeira (Portugal), Rzeszow (Polónia), Ulster (Reino Unido), Bulgária, Nova Gorica (Eslovénia), Valais (Suíça) e Lausitz (Alemanha).

Nas primeiras posições do FIA European Rally Trophy está o espanhol Edgar Vigo, o atual vice-campeão nesta fórmula, que tripula um Peugeot 208 Rally4 e que recolheu pontos em quatro provas. O pódio momentâneo inclui ainda os checos David Stefan e Dominik Stritesky que beneficiam de pontuações avernadas nos dois ralis disputados no seu país natal. Classificação: 1º Edgar Vigo, 222; 2º David Stefan, 180; 3º Dominik Stritesky, 153; 4º Jan Kopecky, 144; 5º Adam Brezik e Anthony Raoult, 141; 7º Francis Delarme, 117; 8º Erik Cais, 114; 9º Nikola Mishev, 108; 10º Thomas Regner, 105. Estão classificados 134 pilotos.


Transporte é processo complexo

O transporte das viaturas para o Rali Vinho da Madeira é umas das operações mais complexas na preparação deste evento. Na edição de 2024 o transporte foi dividido em diferentes embarques num total de 18 camiões, 13 carrinhas, 33 carros de rali, 21 atrelados. Entre Leixões e Lisboa tivemos 6 embarques.

O Grupo Sousa é um dos parceiros da Comissão Organizadora há 35 anos. Duarte Rodrigues, Administrador do grupo explicou que a motivação para o apoio à prova surge “porque temos a consciência que sem esse apoio seria muito difícil ela se concretizar, o que seria mau para a Madeira”. O Grupo Sousa tem-se posicionado sempre como entidade facilitadora de eventos de grande impacto que tenham interesse para a Região e “essa é a nossa principal motivação” reitera o administrador.

Em termos práticos o apoio “consiste na redução muito significativa do custo de transporte”. Este processo não se limita apenas às viaturas de competição, mas também as carrinhas e camiões de assistência. O fato do Grupo Sousa ser o único armador a ter dois navios a chegar à Madeira todas as semanas – um no início da semana e outro no fim da semana – favorece naturalmente as opções que ficam disponíveis para os concorrentes. No entanto há um grande desafio que é a concentração desta operação num período muito curto, cerca de uma semana. “pois como se pode compreender a diluição desse transporte por mais viagens seria sempre muito melhor do ponto de vista da disponibilização de espaço nos navios” afirmou Duarte Rodrigues

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Madeira ponto logo.png
© Designed by Teresa Correia
bottom of page