"Em Santa Cruz existe um programa social que tem a sua origem na incapacidade do Governo Regional em dar uma resposta atempada a quem precisa de uma cirurgia".
O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz publicou este domingo, na sua página do Facebook, o habitual ponto de ordem, onde "arrasa" a intervenção do secretário regional da Saúde, que a semana passada criticou o concelho liderado pelo JPP pelo facto de "ter um subsistema de saúde", referindo-se ao programa de pequenas cirurgias que Filipe Sousa adotou para os munícipes que se encontram anos em listas de espera no Serviço Regional de Saúde
O autarca escreveu que Pedro Ramos fez as críticas "da forma mais vil, mais vergonhosa e mais ofensiva que conseguiu e que soube.
Vil porque ignora o sofrimento das pessoas, vergonhosa porque sem verdade, e ofensiva porque ofende quem foi ajudado e despreza todos os madeirenses que continuam na lista de espera do sistema regional de saúde".
Filipe Sousa lembra que o que disse Pedro Ramos "que em Santa Cruz existe um subsistema de saúde, sublinhando que há um "primeiro erro e primeira mentira. Em Santa Cruz existe um programa social que tem a sua origem na incapacidade do Governo Regional em dar uma resposta atempada a quem precisa de uma cirurgia para melhorar a sua qualidade de vida. Há casos com mais de dez anos de espera que só foram solucionados porque em Santa Cruz tivemos a responsabilidade e a sensibilidade social que o Dr. Pedro Ramos e os sucessivos governos do PSD não tiveram em relação à saúde".
O autarca prossegue: "Depois, não satisfeito, ainda produziu uma retorcida teoria matemática, concluindo que cada pessoa que é retirada da lista de espera por Santa Cruz, gera mais quatro pessoas em lista de espera no serviço regional de saúde. Estas contas de somar do senhor secretário, que transformam uma subtração numa soma, são o cúmulo da sem vergonha deste Governo, mas talvez também sejam a explicação porque as contas desta Região não batem certo e são calamitosas do ponto de vista das finanças públicas. São, além disso, em forma enviesada, vergonhosa e desonesta de colocar madeirenses contra madeirenses e de tentar colocar a Madeira contra Santa Cruz".
Filipe Sousa dá números para responder às acusações de Pedro Ramos sobre Santa Cruz favorecer amigos: já foram ajudadas no apoio às pequenas cirurgias 252 pessoas. São muitos amigos para uma pessoa só. Além de que esta teoria ofende quem é ajudado, e quem, além de não ter recebido a resposta que merecia do sistema regional de saúde, se vê agora envolvido nas calúnias, mentiras e falsas suspeitas de um Governo Regional que não resolve os problemas que devia resolver e critica quem o faz".
Comments