Funchal: depois da segurança, vem o regulamento para o Alojamento Local
- Henrique Correia
- 25 de abr.
- 2 min de leitura
O concelho do Funchal conta com cerca de 3.000 a 3.100 de alojamentos locais.

O Funchal promete ter regulamento para o alojamento local no próximo ano. Como diz o povo "casa arrombada, trancas à porta". E depois da consciência sobre a necessidade de segurança e de prevenir para os efeitos do "boom" turístico, veio agora a garantia, pelo vereador João Rodrigues,
“Já vínhamos a fazer esse trabalho e estamos a continuar, com dados reais face à realidade da situação que existe a nível do Funchal. Posso até adiantar que temos estudos já todos elaborados, tendo em conta as freguesias e determinadas áreas de cada freguesia”, referiu o vereador.
Destacou, como exemplo, a freguesia de Santa Maria Maior, onde as zonas junto à Orla Marina apresentam percentagens significativamente diferentes da média global da freguesia.
O regulamento será apresentado e votado em Assembleia Municipal, visando a regulamentação das zonas com maior concentração de alojamentos locais. Atualmente, como identificou, o concelho do Funchal conta com cerca de 3.000 a 3.100 de alojamentos locais, porém, afirmou que “não podemos pensar no concelho, nem podemos pensar em termos de freguesia. Temos que pensar em determinadas áreas. Temos que ver onde é que existe a maior concentração. E é aí que nós temos que, regulamentar para estas situações serem, de facto, aliviadas.”
O Funchal aprovou, na reunião desta quinta-feira, o Cartão do Munícipe com benefícios culturais, reforça apoios sociais e anuncia regulação do alojamento local.
Na Reunião de Câmara realizada, hoje, o vereador da Câmara Municipal do Funchal, João Rodrigues, começou por destacar a aprovação de novas medidas no âmbito do Cartão do Munícipe, com enfoque na área da cultura.
Conforme explicou, todos os portadores do cartão passam a ter direito a benefícios no preço de aquisição de livros e merchandising à venda no Teatro Municipal Baltazar Dias, bem como descontos diretos na compra de ingressos para todos os espetáculos produzidos ou coproduzidos pela autarquia e realizados naquele espaço cultural.
Adicionalmente, o Cartão do Munícipe contará com um sistema de pontos: 100 pontos equivalerão a 20% de desconto e 250 pontos a 50%, conforme avançado pelo autarca. João Rodrigues sublinhou que “o Cartão do Munícipe será lançado brevemente”.
Comentários