top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

Governos mais unidos querem facilitar registo de empresas no MAR



Um dos maiores sucessos de Portugal, nos últimos anos, no mar, é o Registo Internacional de Navios.






Os Governos, da Região e da República, parece terem acertado o passo das relações institucionais. A vinda de secretários de Estado, dois numa semana, a convite do Governo, a par da deslocação da ministra da Defesa e do secretário de Estado das Comunidades, a convite de outras entidades, parece marcar uma época diferente do relacionamento entre Região e República.

Hoje, com o secretário de Estado do Mar, houve uma perspetiva comum: os governos querem facilitar registo de empresas no MAR

Miguel Albuquerque diz ser importante rever o quadro do Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR), de modo a permitir que, num futuro próximo, as sociedades de shipping e de ship managements possam se registar no MAR, com condições de competitividade, refere uma nota do Governo.

O presidente do Governo Regional falava hoje, à entrada para uma reunião na SDM, com armadores e empresas do sector (90% dos armadores registados no MAR fazem-se representar neste encontro), na qual participou também o secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, de visita à região, bem como ainda os secretários regionais das Finanças e do Mar e Pescas.

O governante madeirense começou por enaltecer as boas relações que os dois Executivos (nacional e regional) "têm mantido e vão continuar a manter» e recordar que já trabalhou com José Maria Costa (quando este foi presidente da Câmara de Viana do Castelo e Miguel Albuquerque era edil do Funchal), afirmou aos jornalistas ser decisivo que Portugal e a Região concretizem a sua política e estratégia para o mar.

"Um dos maiores sucessos de Portugal, nos últimos anos, nesta área, é o Registo Internacional de Navios. É um Registo nacional, onde estão, presentemente, registadas 828 embarcações, com uma tonelagem bruta registada de 26 milhões de toneladas», lembrou.

O chefe do Executivo madeirense recordou ainda que, através do Registo de Navios, houve um conjunto importante de armadores que recebeu, através das escolas marítimas portuguesas, um conjunto de marítimos portugueses, para desempenharem funções a bordo dos navios.

O secretário de Estado do Mar anunciou ainda que será celebrado um protocolo com o governo insular, para melhorar as condições de funcionamento e as competências técnicas, dada o crescimento que se tem verificado na atração de navios no Registo da Madeira.

12 visualizações

Comentários


bottom of page