top of page

Ireneu pede Forças Armadas atrativas para a juventude

  • Foto do escritor: Henrique Correia
    Henrique Correia
  • 5 de jun. de 2025
  • 2 min de leitura

"Oficiais, sargentos, praças e trabalhadores civis merecem carreiras com perspetivas e condições para o desempenho das suas missões".


O Representante da República na Madeira foi à Ponta do Sol, na

comemoração do 189.º Aniversário da Zona Militar da Madeira e do Juramento de Bandeira do 2.º Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército de 2025, defender a melhoria de condições miltares como forma de Portugal enfrentar os novos desafios resultantes de conflitos internacionais e do posicionamento dos Estados Unidos relaticamente à NATO.

Ireneu Barreto diz que "a concretização da relevância das Forças Armadas e o seu contributo para todos estes desafios estratégicos colocados a Portugal demandam prioritariamente a criação de condições para que a vida militar seja atrativa para os nossos jovens.

O Mundo à nossa volta altera-se a uma velocidade nunca vista, e essa acelerada mudança não tem, sequer, um rumo inteiramente definido.

Penso, em particular, no que será o futuro da Inteligência Artificial, ferramenta que tem em si tanto de riscos quanto de oportunidades, incluindo nas suas aplicações militares.

Porém, dentro dessa mudança, tal como na matemática, há constantes.

Uma das coisas que não se altera é, precisamente, o facto de as Forças Armadas serem sempre constituídas por homens e, crescentemente, por mulheres.

Da lança à arma automática, os equipamentos mudam. Do cavalo ao carro de combate e aos drones, os meios evoluem. Mas sempre tais meios e equipamentos foram, são e serão – com maior ou menor auxílio da tecnologia – construídos e utilizados por seres humanos.

Oficiais, sargentos, praças e trabalhadores civis merecem carreiras com perspetivas e condições para o desempenho das suas diversas missões. Aos recursos humanos, há que somar os materiais e equipamentos, para que desta equação resultem umas Forças Armadas qualificadas, capacitadas e motivadas.

Penso ser esta a pedra de toque na discussão sobre o futuro dos nossos militares: a complexidade da sua missão não se compadece com soluções ad-hoc, de curto prazo ou eivadas de voluntarismo.

Numa palavra que procura resumir o meu raciocínio, a comunidade a que vós, militares, pertenceis exige a existência de Forças Armadas profissionalizadas, bem equipadas e modernizadas.


 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Madeira ponto logo.png
© Designed by Teresa Correia
bottom of page