Mais de 30 mil no porto do Funchal
- Henrique Correia

- há 4 horas
- 2 min de leitura
Operação Passagem de Ano 2025, será coordenada pelo Direção de Operações Portuárias e Segurança dos Portos da Madeira, e vai mobilizar perto de quatro dezenas de colaboradores.

O Porto do Funchal vai receber esta quarta-feira, último dia do ano, mais de 30 mil pessoas, 22 mil das quais passageiros, que chegam em 11 navios de cruzeiro e um veleiro para assistir à passagem de ano.
Um movimento, de acordo com os números da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA), tutelada pela Secretaria Regional da Economia, que ultrapassa ligeiramente o registado em 2024. No ano passado, a baía da cidade acolheu 11 navios de cruzeiro e um veleiro, que trouxeram cerca de 27 mil pessoas: 19 mil passageiros e oito mil tripulantes.
“É o culminar de um ano excelente, em que voltamos a atingir máximos ao nível de movimento de passageiros e no número de escalas de navios de cruzeiro”, sintetizou a presidente do conselho de administração da APRAM, Paula Cabaço, destacando também o aumento das pernoitas no Porto do Funchal, e o seu efeito multiplicador na economia regional.
“Este foi também o ano, em que o nosso Porto e o nosso Destino voltaram a ser reconhecidos internacionalmente, através da atribuição do prémio de Melhor Destino de Cruzeiros da Europa, atribuído pelos World Cruise Awards, e da escolha da CLIA – Cruise Lineste International Association para a Madeira receber em fevereiro, o CLIA European Summit 2026”, acrescentou Paula Cabaço.
A operação Passagem de Ano 2025, será coordenada pelo Direção de Operações Portuárias e Segurança dos Portos da Madeira, e vai mobilizar perto de quatro dezenas de colaboradores da APRAM, e envolver dois rebocadores e uma embarcação de pilotos.
Os navios AIDAbella, Mein Schiff Relax e Marella Voyager vão ficar atracados no interior do porto. O ‘bella’ fica no Cais 6, e os outros dois na Pontinha, sendo que o Mein Schiff Relax saí para fundeadouro às 17:30 horas.
Na baía, em fundeadouro, vão estar os já referidos Bolette, o Spirit of Aventure, Ambience, e Santa Maria Manuela; mais o Spirit of Discovery, o Artania, o Arcadia, o Mein Schiff 7 e o Mein Schiff 3.
Além de algumas alterações nos horários de chegada e partida, as previsões de mau tempo estiveram na origem do cancelamento da vinda do navio Silver Muse, o fazia esta quarta-feira a escala inaugural na Madeira.





Comentários