Buscar
  • Henrique Correia

Ordem dos Médicos faz manual sobre a Covid-19 para falar "verdade" e de "forma transparente"

Só juntos, e devidamente informados, conseguiremos ultrapassar a pandemia que mudou a nossa forma de conviver uns com os outros".


A Ordem dos Médicos publicou um manual de como viver em tempo de Covid-19, na sua versão outono/inverno, com uma abordagem "integradora e atualizada, à luz das recomendações nacionais e internacionais acreditadas nesta matéria".

A nota introdutória refere que "todos os grupos foram incluídos, desde os mais novos, aos mais idosos e frágeis, para que médicos e doentes contem com um documento simples e útil, que combate a desinformação e que ajuda a encarar a pandemia com prudência e tranquilidade. Todos somos agentes de saúde pública. Só juntos, e devidamente informados, conseguiremos ultrapassar a pandemia que mudou a nossa forma de conviver uns com os outros".

O Bastonário, Miguel Guimarães, considera que "a pandemia surpreendeu todos os países do mundo e tem criado grandes desafios. Há poucas certezas ainda. Mas sabemos que comunicar e transmitir informação clara, verdadeira, de forma transparente e no tempo certo é o caminho para conseguirmos que o comportamento individual de cada cidadão contribua para o bem maior de salvar vidas".

O médico que lidera a Ordem diz que "foi partindo desta premissa que decidimos publicar este manual, nesta altura crítica em que o inverno e a segunda onda da pandemia nos colocam de novo à prova. Pretendemos que seja uma ferramenta prática, que organiza as principais recomendações para combatermos o SARS-CoV-2 e, ao mesmo tempo, recuperarmos alguma da normalidade possível para o nosso quotidiano".


Covoid tempo capa Ordem
.pdf
Download PDF • 17.07MB

6 visualizações