Pais de menores que consomem álcool deviam ser castigados
- Henrique Correia

- 9 de ago.
- 2 min de leitura
Nelson Carvalho: muitas vezes os pais vão pô-los (jovens de 12, 13 anos) às festas e eles ficam sozinhos até de manhã. De quem é a culpa?

Nelson Carvalho é o diretor da Unidade Operacional em comportamentos aditivos e dependências (UCAD). Anda nisto há muito tempo, viu e vê muita coisa, sabe muito e do muito que sabe certamente parte fica apenas para os seus registos. Conhece os consumos e os perfis dos consumidores, dos vendedores também, sabe certamente, claro que sabe, que há menores que consomem, álcool e outras substâncias, como "gente grande", assim diz o povo. Os miúdos bebem e alguém vende fechando os olhos. Depois, é o que se vê: vandalismo e pancadaria, muitas vezes com menores envolvidos.
Em entrevista à RTP-M, Nelson Carvalho não perdeu tempo nem mostrou receio da verdade para dizer o que pensa. E pensa muito bem, pensa isto: os pais cujos filhos menores consumam álcool devem ser castigados. Responsabiliza os pais pelos comportamentos abusivos dos jovens.
A sociedade levezinha e alguma educação de casa sem conteúdo, ajudam a explicar muita coisa que eventualmente possa parecer inexplicável numa primeira avaliação. A fiscalização faz a outra parte do assobiar para o lado.
Nelson Carvalho está preocupado com um fenómeno a ocorrer na Madeira: há miúdos de 12 e 13 anos que vão para as festas e arraiais e muitas vezes os pais vão pô-los e eles ficam sozinhos até de manhã. De quem é a culpa? Muitas vezes a polícia deteta, eles vão em coma para o hospital, os pais são notificados, o processo vai para CPCJ e morre por aí. Não faz sentido, os pais deviam ser castigados".
E há outro indicador novo: pela primeira vez, as mulheres consomem mais álcool e fumam mais do que os homens.
Recorde-se que a Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências é o Serviço do IASAUDE que dinamiza as atividades de prevenção e redução do consumo de drogas lícitas e ilícitas na Região.





Comentários