top of page

"Pensar mais em investimento e menos em despesa"

  • Foto do escritor: Henrique Correia
    Henrique Correia
  • há 6 horas
  • 2 min de leitura



Representante foi ao Dia da Unidade Aeródromo de Manobra N.º 3, no Porto Santo, lembrar a importância dos meios e a relevância de não olhar essa melhoria apenas como um custo.


ree

O Representante da República na Madeira foi ao Dia da Unidade’ do Aeródromo de Manobra N.º 3, no Porto Santo, relevar o papel das Forças Armadas na ilha, designadamente a Força Aérea, e para apontar que "o caminho terá de passar por pensar mais em investimento e menos em despesa. Para que não nos foquemos unicamente nos custos, mas também nos proveitos. Não se trata unicamente de um jogo de palavras, ou até de técnica contabilística. Pelo contrário. São inúmeros os exemplos de alocação de recursos a tecnologias de duplo uso, civil e militar. De desenvolvimentos na área da defesa que, mais tarde, chegam às mãos dos utilizadores comuns. Na fabricação de produtos que, destinando-se ao uso militar, criam empregos qualificados".

Ireneu Barreto afirma que "o cumprimento de missões de proteção civil por parte das Forças Armadas é um dos alicerces do seu prestígio entre as populações. Eventualmente com menos notoriedade imediata, o papel das Forças Armadas enquanto garante da soberania nacional não pode ser esquecido. Para mais num Estado cuja soberania territorial se alarga muito – diria mesmo, muitíssimo – para além das fronteiras traçadas na terra. A circunstância de Portugal incluir dois territórios insulares, tão diversos como ricos em história e gentes, coloca o nosso País numa posição privilegiada".

O Representante lembra que "vivemos tempos de conflitos e de incerteza. Mas não os enfrentarmos de forma isolada. Com as nossas alianças externas, mas também com a nossa coesão interna, com os nossos responsáveis civis, mas também com o inestimável papel das nossas Forças Armadas, saberemos enfrentar este século XXI que se nos mostra tão desafiador.

Tal como esta pequena ilha foi, para os nossos descobridores, um ‘porto santo’, havemos, em conjunto, de saber fazer do nosso tempo, um porto de esperança para nós e para os que hão de vir depois de nós".




 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Madeira ponto logo.png
© Designed by Teresa Correia
bottom of page