top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

Prémio para Jardim por ser "figura incontornável na história da Região"


A entrega do Prémio Emanuel Rodrigues acontece esta quinta-feira, 21 de outubro, na Assembleia Regional. Os 5 mil euros vão para o grupo Dançando com a Diferença.




O Prémio Emanuel Rodrigues foi instituído pela Assembleia Regional numa homenagem ao antigo presidente do Parlamento, sendo que esta primeira edição distinguiu o antigo presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim. A entrega esteve para acontecer no Dia da Região, no passado 1 de Julho, mas o premiado não estava na Região. A entrega cumpre-se, assim, esta quinta-feira, pelas 15 horas, na Assembleia.

O Prémio Emanuel Rodrigues foi criado para distinguir cidadãos ou conjuntos de cidadãos que, a título individual ou coletivo, tenham efetuado trabalhos no âmbito académico, literário, histórico, científico, artístico e jornalístico ou outros, que valorizem e relevem a importância da Autonomia e da identidade regional.

O Prémio de 5.000 euros e é atribuído, anualmente, no Dia da Assembleia Legislativa da Madeira, a 19 de julho, explica uma nota publicada pelo Parlamento.

A escolha de Alberto João Jardim, lembra a nota da Assembleia, deve-se “à sua figura, absolutamente incontornável na história da Região Autónoma da Madeira, na construção da Autonomia e o seu respetivo reflexo na nossa identidade regional”. Ao vencedor do “Prémio Emanuel Rodrigues”, de acordo com o regulamento, é atribuído um prémio monetário no valor de 5.000 euros, sendo que Alberto João Jardim decidiu entregar a totalidade desse valor a uma instituição que o júri considerasse pertinente. Por decisão do júri, presidido por Rubina Leal e composto ainda por Madalena Nunes e José Júlio Fernandes, o prémio é doado ao grupo "Dançando com a Diferença", que vai estar representado nesta cerimónia.

"Face ao trabalho desenvolvido pelo grupo "Dançando com a Diferença", que através da dança, tem demonstrado que a arte é uma forma de inclusão, o júri entendeu ser da mais elementar justiça doar o valor do Prémio ao grupo liderado pelo professor Henrique Amoedo. Com inúmeras atuações no estrangeiro, este grupo tem levado o nome da Região Autónoma da Madeira a algumas das salas mais emblemáticas do continente europeu e emocionado o público, por onde tem passado" , sublinha a Assembleia.

7 visualizações
bottom of page