Câmaras do Funchal e de Santa Cruz e PS-M manifestam pesar.
A morte da artística plástica madeirense Lourdes de Castro, que vivia no Caniço, continua a provocar reações de vários quadrantes políticos.
O Representante da República apresentou as sinceras condolências a toda a
sua família e disse, numa nota emitida esta tarde, que "ao inclinar-se respeitosamente sobre a sua memória, recorda com particular emoção e saudade a visita efetuada à sua residência no dia 8 de junho de 2021, acompanhando Sua Excelência o
Presidente da República no ato da entrega das insígnias de Comendador da
Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, durante a qual todos os presentes
foram profundamente tocados pela sabedoria, lucidez e sensibilidade
desta insigne artista".
O Partido Socialista-Madeira, na pessoa do seu presidente, Paulo Cafôfo, "manifesta o mais profundo pesar pela morte da artista plástica madeirense Lourdes Castro.
"Lourdes Castro foi uma pessoa que todos aprendemos a admirar, quer pelo seu carisma, quer, principalmente, pela sua vasta obra, de um valor cultural e patrimonial riquíssimo. O seu trabalho e o contributo que deu para a cultura e a arte permanecerão como um legado inapagável", afirma Paulo Cafôfo.
A Câmara Municipal do Funchal manifesta o seu mais profundo e sentido pesar pelo falecimento de Lourdes Castro prestando, deste modo, a humilde homenagem à memória de uma das mais importantes artistas portuguesas contemporâneas.
A vida e obra de Lourdes Castro, nascida no Funchal em 1930, representam um contributo incontestável para a cultura portuguesa, ocupando um lugar insubstituível na história da arte a nível mundial.
A Câmara Municipal de Santa Cruz lamenta profundamente a morte de Lourdes Castro, uma das mais importantes artistas contemporâneas portuguesas e que nos deu a honra de ser nossa munícipe.
Ficámos hoje todos mais pobres. Ficam em silêncio as plantas que cuidava com as próprias mãos na sua casa no Caniço, entre luz e sombra como sempre gostou de viver. À família, o Presidente e toda a vereação endereçam as mais sentidas condolências
Opmerkingen