top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

SESARAM só agora divulga novo sistema para controlar visitas hospitalares

O sistema é disponibilizado aos utentes no quiosque localizado à entrada do HNM e permite a obtenção da senha via SMS no telemóvel, mediante a opção de atendimento/visita pretendida.





O nome é pomposo mas o mais importante é que seja funcional. Já demos conta de um novo sistema informativo que regula as visitas hospitalares, que entrou em vigor sem a informação correspondente e que se torna pouco funcional, uma vez que numa primeira análise faz o processo de execução do cartão virtyal, mas num segundo momento é necessário uma segunda fila para dar saúda e entrada de visita, sendo que só é possível uma visita se cada vez, o que desde logo é discutível atendendo a que, em diversos momentos, duas visitas seria o mínimo adequado atendendo à diferença de confiança/contactos entre os visitantes. Bastava para isso haver sensibilidade de elaborar um programa de pessoas para pessoas numas circunstâncias vulneráveis e de níveis de relacionamento. Além disso, seria mais eficaz a existência de máquinas de fácil acesso para passar o QR code de saída e entrada evitando perdas de tempo em filas nos balcões.

Hoje, o Serviço Regional de Saúde anunciou que conta, agora, com um sistema informatizado de Gestão de Atendimento, que pretende desmaterializar a emissão de senhas em papel e agilizar o atendimento de utentes e visitantes nos balcões do cidadão e de visitas do Hospital Dr. Nélio Mendonça (HNM).

O sistema é disponibilizado aos utentes no quiosque localizado à entrada do HNM e permite a obtenção da senha via SMS no telemóvel, mediante a opção de atendimento/visita pretendida.

Através da leitura do código QR do seu SAUDE@ID, disponível no Portal do Utente do SESARAM [https://www.sesaram.pt/portaldoutente/], o utente recebe a senha de atendimento no telemóvel. O utente poderá, alternativamente e caso ainda não disponha do SAUDE@ID, inserir o seu número de telemóvel no teclado virtual do quiosque. Ambas as opções desencadeiam, em poucos segundos, o envio de um SMS com a senha atribuída.

O processo é, assim, totalmente desmaterializado. No entanto, para os utentes que não utilizem telemóvel, o sistema acautela a disponibilização, em última instância, da senha em papel.

Os profissionais do balcão do cidadão e de visitas passam a dispor de um sistema que facilita a operacionalização de todo o processo de atendimento, evita filas e disponibiliza, através da plataforma de Business Intelligence do SESARAM, os indicadores de gestão para análise e melhoria contínua dos serviços, como sejam: tempos de atendimento por balcão, tempos de espera para o atendimento, estatísticas de assuntos tratados, médias por períodos temporais distintos, entre outros.

Oportunamente, o sistema estará disponível também em outras unidades do Serviço Regional de Saúde.

O sistema Gestão de Atendimento foi totalmente desenvolvido pelo Núcleo de Informática do SESARAM.

 

20 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page