50 anos da ALM em dias diferentes por entidades diferentes

Assembleia Regional tem sessão solene no dia certo da instalação, a 19 de julho. A Comissão para os 50 anos da Autonomia marcou sessão evocativa para segunda-feira, dia 20, no Salão Nobre, local onde funcionou o primeiro Parlamento.

Emanuel Rodrigues foi o primeiro presidente da Assembleia Regional, em 1976.
A Assembleia Legislativa Regional da Madeira, sob liderança de Rubina Leal, comemora domingo, 19 de julho de 2026, pelas 10 horas, os 50 anos desde que foi instalado o primeiro Parlamento em 19 de julho de 1976 quando se realizou a sessão solene do principal órgão da Autonomia, no salão nobre da Junta Geral do Distrito do Funchal, hoje Salão Nobre do Governo, com milhares de pessoas no exterior.
Meio século depois, a Assembleia prepara uma sessão comemorativa com intervenção de todos os partidos com assento parlamentar, PSD, JPP, PS, CHEGA, IL e CDS, momento que encerra com a intervenção de Rubina Leal.
Acontece que a Comissão para as comemorações dos 50 anos da Autonomia, liderada pelo antigo vice presidente do Governo, Cunha e Silva, agendou uma sessão evocativa, com idêntico fim portanto, para o dia 20 de julho, segunda-feira, no Salão Nobre do Governo, pelas 17 horas, o que para algumas "fontes" constitui uma falta de articulação com o Parlamento atual para que conjugasse uma única cerimónia e no dia certo, a 19 de julho.
Pelo contrário, dizem, faz todo o sentido o Parlamento Regional assinalar a data, o que deveria motivar uma associação imediata por parte da Comissão dos 50 anos, admitindo-se que o local escolhido pudesse ser o Salão Nobre, mas uma única cerimónia para evitar esta duplicação de protagonismos.



Comentários