Buscar
  • henriquecorreia196

Albuquerque chamou Rita Andrade num "mea culpa" para regressar ao Governo


Presidente do Executivo "tira" Augusta Aguiar da secretaria da Inclusão e faz regressar a anterior detentora do cargo.



Rita Andrade teve alguns desentendimentos com Augusta Aguiar.


O mal-estar entre Augusta Aguiar e Miguel Albuquerque já durava há algum tempo.


Miguel Albuquerque já tinha tudo preparado para "despachar" Augusta Aguiar, a secretária regional da Inclusão. Há pelo menos duas semanas, sendo que a proximidade das eleições autárquicas aconselhou o líder do Governo a esperar para decidir. Rita Andrade, que tinha saído do Governo também por intervenção de Albuquerque, foi agora chamada com um pedido de desculpas pelo meio face a eventuais erros de avaliação que terão levado, na altura, a interpretações menos acertadas e à saída do cargo. É a política na sua dinâmica própria e Albuquerque no seu "modus operandi".

Em outubro de 2019, Rita Andrade, então secretária regional da Inclusão, e Augusta Aguiar, à época responsável pelo Instituto de Segurança Social, protagonizaram diversas situações de desentendimentos, que resultaram na saída da governante e na "promoção" de Augusta Aguiar a membro do Governo. Nunca foram totalmente esclarecidos os contornos dessa crispação, mas a verdade é que segundo apurámos, o tempo de Governo acabou por resultar na ocorrência de várias situações menos "confortáveis" que não agradaram ao presidente do Governo, além de ter criado alguma instabilidade interna no gabinete da própria secretária. Até este desfecho, foi uma questão de aproveitar o "timming". O final do processo eleitoral foi o momento.

Neste contexto, Miguel Albuquerque terá chamado Rita Andrade à Quinta Vigia, numa espécie de "mea culpa" relativa à decisão anterior, sendo que formulou o convite para retomar a pasta que tinha deixado e procurando, com isso, pacificar o ambiente na secretaria.

Recorde-se que Miguel Albuquerque anunciou o que chamou de "reajustamento", passando a área das Políticas Públicas Integradas e de Longevidade para a responsabilidade da Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania e revelando que a "Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania terá uma nova titular, a Dra Rita Andrade, atualmente a presidir ao Instituto de Administração da Saúde".

72 visualizações